Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8865481

E-Pôster


8865481

Efeito da Simulação no Conhecimento dos Estudantes de Enfermagem sobre Ressuscitação Cardiopulmonar

Autores:
Andressa de Oliveira Hespanhol ; Regina Marcia Cardoso de Sousa ; Lorene Soares Agostinho ; Caio Guilherme Silva Bias

Resumo:
Introdução: A simulação permite aos alunos aplicar o conhecimento adquirido, aumentando suas competências através de tarefas ou treinamentos, e assim, desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisão, e trabalho em equipe 1 . Como estratégia de ensino, a simulação possibilita que os sujeitos experimentem a reprodução de um evento real com o propósito de aprender, praticar, entender ou avaliar essas situações 2 . Objetivos: Identificar o efeito da simulação no conhecimento dos estudantes sobre ressuscitação cardiopulmonar. Método: estudo quase-experimental, tipo antes e depois de uma intervenção. Utilizou-se simulação de ressuscitação cardiopulmonar. A coleta dos dados ocorreu em 6 oficinas simuladas entre os meses de abril e junho de 2016, após aprovação em comitê de ética em pesquisa (protocolo nº 1.442.360). Resultados: Participaram do estudo 31 estudantes, a maioria do sexo feminino (87,1%), com idade entre 18 e 25 anos (84%), natural do Rio de Janeiro (58,1%) e cursando o terceiro ano (51,6%). Observou-se influência da simulação nas respostas dos sujeitos. Conclusão: Foi possível verificar crescimento no conhecimento dos estudantes sobre a ressuscitação cardiopulmonar após a simulação clínica no laboratório. Implicações para a Enfermagem: as habilidades adquiridas com a simulação podem propiciar ao estudante de enfermagem a correlação dos conteúdos discutidos na sua formação com o treino de habilidades específicas, auxiliando no aprendizado e permitindo, com isso, uma atuação mais segura no contexto da emergência.


Referências:
1. Lestander ö, Lehto N, Engström Ä. Nursing students´ perceptions of learning after high fidelity simulation: Effects of a Three-step Post-simulation Reflection Model. Nurse Educ Today. 2016 May;40:219-24. doi: 10.1016/j.nedt.2016.03.11 2.Khalaila R. Simulation in nursing education: an evaluation of students´ outcomes at their first clinical practice combined with simulations. Nurse Educ Today. 2014 Feb;34(2):252-8. doi:10.1016/j.nedt.2013.08.015.