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8865481 | Efeito da Simulação no Conhecimento dos Estudantes de Enfermagem sobre Ressuscitação Cardiopulmonar | Autores: Andressa de Oliveira Hespanhol ; Regina Marcia Cardoso de Sousa ; Lorene Soares Agostinho ; Caio Guilherme Silva Bias |
Resumo: Introdução: A simulação permite aos alunos aplicar o conhecimento adquirido,
aumentando suas competências através de tarefas ou treinamentos, e assim,
desenvolver habilidades de comunicação, tomada de decisão, e trabalho em
equipe 1 . Como estratégia de ensino, a simulação possibilita que os sujeitos
experimentem a reprodução de um evento real com o propósito de aprender,
praticar, entender ou avaliar essas situações 2 . Objetivos: Identificar o
efeito da
simulação no conhecimento dos estudantes sobre ressuscitação
cardiopulmonar. Método: estudo quase-experimental, tipo antes e depois de
uma intervenção. Utilizou-se simulação de ressuscitação cardiopulmonar. A
coleta dos dados ocorreu em 6 oficinas simuladas entre os meses de abril e
junho de 2016, após aprovação em comitê de ética em pesquisa (protocolo nº
1.442.360). Resultados: Participaram do estudo 31 estudantes, a maioria do
sexo feminino (87,1%), com idade entre 18 e 25 anos (84%), natural do Rio de
Janeiro (58,1%) e cursando o terceiro ano (51,6%). Observou-se influência da
simulação nas respostas dos sujeitos. Conclusão: Foi possível verificar
crescimento no conhecimento dos estudantes sobre a ressuscitação
cardiopulmonar após a simulação clínica no laboratório. Implicações para a
Enfermagem: as habilidades adquiridas com a simulação podem propiciar ao
estudante de enfermagem a correlação dos conteúdos discutidos na sua
formação com o treino de habilidades específicas, auxiliando no aprendizado e
permitindo, com isso, uma atuação mais segura no contexto da emergência.
Referências: 1. Lestander ö, Lehto N, Engström Ä. Nursing students´ perceptions of learning after high fidelity simulation: Effects of a Three-step Post-simulation Reflection Model. Nurse Educ Today. 2016 May;40:219-24. doi: 10.1016/j.nedt.2016.03.11
2.Khalaila R. Simulation in nursing education: an evaluation of students´ outcomes at their first clinical practice combined with simulations. Nurse Educ Today. 2014 Feb;34(2):252-8. doi:10.1016/j.nedt.2013.08.015. |