Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8856784

E-Pôster


8856784

O ENFERMEIRO E A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Juliana Rosa de Souza ; Sabrina Marques Gama do Nascimento ; Caroline Durante Stakonski ; Gesiane Maffioletti ; Lucas Emanoel da Silva

Resumo:
**Introdução: **O suicídio é um fenômeno complexo, multicausal que acomete cada vez mais jovens. A maioria dos óbitos é considerada evitável, e a enfermagem pode contribuir significativamente com a prevenção, através de múltiplas estratégias, dentre elas detecção precoce do comportamento suicida e o acompanhamento adequado1. **Objetivo:** Coletar informações relacionadas aos fatores de risco do suicídio de adolescentes. **Metodologia: **Relato de experiência de alunos de graduação de enfermagem da disciplina de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente sobre atividade de educação em saúde realizada com alunos de 11 a 14 anos de uma escola municipal. Realizada em dois momentos: primeiro coletando informações acerca conhecimento dos jovens sobre o tema, e após avaliação destes resultados abordagem através de atividades lúdicas (teatro, jogos e roda de conversa), abordando a valorização da vida e prevenção do suicídio. **Resultado: **Os questionamentos dos alunos sobre depressão, _bullyng, _bem como curiosidade sobre os jogos como ‘baleia a azul e boneca momo’, destacaram-se. A avaliação do risco de suicídio deve ser cuidadosa, com abordagem gradual do tema.  **Conclusão**: O risco do suicídio constitui-se como um problema de saúde pública, e caracteriza-se como um alerta para profissionais da saúde, educação e família. **Implicações para a enfermagem: **No cuidado de enfermagem é essencial a identificação precoce de sinais de risco, intervenção e acompanhamento dos serviços de saúde.


Referências:
¹ BAGGIO, L.; PALAZZO, L. S.; AERTS, D. R. G. C. Planejamento suicida entre adolescentes escolares: prevalência e fatores associados. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 142-150, jan. 2009.