E-Pôster
8855972 | INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DOS CUIDADOS PRESTADOS À CRIANÇA SADIA: REVISÃO INTEGRATIVA. | Autores: Luciana Pedrosa Leal ; Elsa Maria de Oliveira Pinheiro de Melo ; Maria Clarissa Ferreira de Oliveira ; Cleide Maria Pontes ; Ana Paula Esmeraldo Lima |
Resumo: **INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DOS CUIDADOS PRESTADOS À CRIANÇA SADIA: REVISÃO INTEGRATIVA.**
**Introdução: **Os instrumentos de medição dos cuidados à criança sadia possibilitam identificar o conhecimento dos cuidadores na execução de ações destinadas ao desenvolvimento e crescimento infantil saudável.** Objetivo: **Avaliar os aspectos teóricos e metodológicos dos instrumentos de medição dos cuidados prestados à criança sadia por sua rede social. **Metodologia: **Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados CUIDEN, LILACS, MEDLINE, SCOPUS, CINAHL e bibliotecas COCHRANE e SciELO, por meio dos descritores em português, inglês e espanhol: Cuidado da Criança; Rede Social; Apoio Social; Relações Familiares; Pessoal de Saúde; Estudos de Validação; Escalas; Inquéritos e Questionários. A busca resultou em 1435 artigos**. **Após seleção, foram incluídos na revisão dez artigos que respondiam ao objetivo.** Resultados:** O instrumento de medição mais utilizado foi a escala. O público-alvo de maior evidência foi a rede social primária. Os cuidados avaliados foram as práticas de segurança para prevenção de acidentes na infância, dieta e atividades físicas, parentalidade, interação dos pais com os filhos, conhecimento, atitudes, práticas e a qualidade do cuidado ofertado. Todos os instrumentos utilizaram referenciais teóricos para a sua construção e nove deles tiveram suas características psicométricas avaliadas.** Conclusão: **Os instrumentos avaliativos estão alicerçados em referenciais teóricos para definição dos construtos/itens e apresentam rigor metodológico. A maioria é destinada a uma área específica do cuidado e direcionada aos pais. **Contribuições para a enfermagem:** A utilização de instrumentos válidos auxilia os enfermeiros a conhecerem como os cuidados são prestados e contribuem para o planejamento de ações de promoção à saúde voltadas ao crescimento e desenvolvimento infantil saudável.
Referências: 1 Soares C, Hoga L, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva D. Integrative review: concepts and methods used in nursing. Rev Esc Enferm USP. 2014; 48(2):329–39.
2 2 Sanícola L. As dinâmicas de rede e o trabalho social. São Paulo: Veras Editora; 2015. |