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8840213 | ENSINO DE ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL: CAMINHOS PARA SUA INOVAÇÃO | Autores: Claudia Mara de Melo Tavares ; Marilei de Melo Tavares ; Lucas Marvilla Mesquita ; Gabriel Rodrigues Vieira ; Laís Mariano Paiva |
Resumo: O processo de Reforma Psiquiátrica ainda está em curso no Brasil e demanda
construção de novos modos de estar diante da pessoa em adoecimento,
instituindo práticas inovadoras de inclusão social e de
desinstitucionalização1. A inovação é um desafio para a enfermagem de saúde
mental, implicando desconstrução de práticas de objetivação da doença mental,
reconstrução de práticas de alteridade e uma nova perspectiva de formação
profissional. O objetivo desse trabalho é analisar as experiências de inovação
desenvolvidas no ensino de enfermagem de saúde mental no Brasil à luz dos
preceitos da Reforma Psiquiátrica. Desenvolveu-se uma pesquisa com 12 docentes
de enfermagem em saúde mental de instituições de diferentes estados
brasileiros - Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Fortaleza, Rio Grande do
Norte. Os resultados indicam mudanças nos currículos de enfermagem com
inclusão de temáticas relacionadas à Reforma Psiquiátrica, modelo de atenção
psicossocial e alinhamento teórico-metodológico à clínica do cuidado. Foram
descritas como tecnologias/metodologias inovadoras no ensino: tecnologia
digital, simulações, roda de conversa, auto-avaliação, TBL, fishball, sala de
aula invertida, PBL entre outras. A realização do estágio curricular em
dispositivos assistenciais abertos é apontada como uma forma de garantir a
formação com maior ênfase interdisciplinar e territorial. A avaliação persiste
como um tema menos trabalhado pelos docentes. Os resultados indicam que as
atividades educativas utilizadas são favoráveis a condutas mais terapêuticas
com a pessoa em adoecimento mental2, estando alinhadas com os preceitos da
reforma psiquiátrica e da atenção psicossocial3. Conclui-se que há inovações
no processo de ensino-aprendizagem estando alinhadas aos preceitos da reforma
psiquiátrica e condizentes aos métodos pedagógicos contemporâneos.A pesquisa
contribui para o processo de inovação do ensino de enfermagem em saúde mental.
Referências: 1.Bosi MLG. et al. Inovação em saúde mental sob a ótica de usuários de um movimento comunitário no nordeste do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 17(3), 643-651, 2012.
2.Romano AMM. et al. Impacto da formação acadêmica no autoritarismo de estudantes de enfermagem frente aos transtornos mentais. Revista de enfermagem UFPE, 8 (6), 1545-1552, 2014.
3. Costa-Rosa A. Atenção psicossocial além da reforma psiquiátrica:
contribuição a uma clínica crítica dos processos de subjetivação na saúde coletiva. São Paulo: Ed. UNESP, 2013. |