Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8831983

E-Pôster


8831983

O PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NO CUIDADO AO PACIENTE EM USO DE DISPOSITIVOS DE ASSISTÊNCIA CIRCULATÓRIA

Autores:
Vera Lucia Mendes Paula Pessoa ; Adryane Aparecida Camara Cavalcante Lima ; Camila Milagros Gómez Lima ; Virna Ribeiro Feitosa Cestari ; Raquel Sampaio Florêncio

Resumo:
**Introdução: **O dispositivo de assistência ventricular (DAV) é uma tecnologia complexa(1) que requer do enfermeiro qualidade técnica na condução desses pacientes, visando a recuperação, prevenção e restabelecimento da saúde.** Objetivo:** Descrever os cuidados de enfermagem voltados para o paciente em uso de DAV. **Método:** Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido na Unidade de Transplante e Insuficiência Cardíaca de instituição terciária, situada em capital do nordeste brasileiro. Realizou-se entrevista semi-estruturada com 15 enfermeiros que prestaram cuidados diretos aos pacientes em uso do dispositivo. Após a coleta, os discursos gravados foram transcritos na íntegra e processados pelo _software _IRAMUTEQ. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa da instituição _lócus_ do estudo, obtendo parecer favorável (nº1.799.197). **Resultados:** O dendograma evidenciou duas categorias analíticas a partir do discurso dos enfermeiros: Protagonismo do enfermeiro no cuidado e Ações de cuidar do paciente. As palavras “paciente” e “cuidado” marcaram o discurso dos entrevistados, mostrando elos entre o cuidado exercido e todo o contexto psíquico-social-estrutural inserido nesse processo. O protagonismo do enfermeiro torna-se cada vez mais evidente no cuidado a esses pacientes e destaca-se pelo cuidado holístico. A pesquisa destacou o suporte emocional ofertado aos pacientes e familiares e a espiritualidade como importante estratégia de enfrentamento. **Conclusão:** O sucesso da intervenção na qual se utiliza o DAV está relacionado à qualidade da assistência de enfermagem prestada. **Contribuições para a Enfermagem:** Espera-se que esta pesquisa forneça subsídios para orientar a determinação de cuidados prioritários aos pacientes com dispositivo.


Referências:
1. Ayub-Ferreira SM, Souza Neto JD, Almeida DR, Biselli B, Avila MS, Colafranceschi AS, et al. Diretriz de assistência circulatória mecânica da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol. 2016; 107(2): 1-49.