E-Pôster
8805934 | Iniciação à pesquisa científica com discentes do Curso Técnico em Enfermagem | Autores: Edilene Rodrigues da Silva ; Ana Flávia de Souza Timóteo ; Maria Lúcia Azevedo Ferreira de Macedo ; Anna Katyanne Arruda Silva E Souza ; Mércia Maria de Santi Estácio |
Resumo: A realização de pesquisas científicas vem (re)significando as práticas
pedagógicas no ensino técnico em saúde e o processo de aprendizagem dos
educandos, através de um trabalho coletivo realizado com discentes do curso
Técnico em Enfermagem, docentes e servidores técnico-administrativos da Escola
de Saúde/UFRN. Estudo descritivo, tipo relato de experiência, objetiva
descrever a experiência vivenciada pelos bolsistas do Programa Institucional
de Bolsas de Iniciação Científica voltado para o ensino médio e o resultado de
uma das pesquisas por eles realizadas que objetivou identificar na produção
científica o perfil dos trabalhos que tratam da permanência e êxito dos
estudantes da Educação Profissional em Saúde (EPS). Os estudantes realizaram
estudo bibliométrico relativo aos últimos 05 anos na BDTD, BVS e CAPES. Este
estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla realizada sob a coordenação da
Direção da Escola e aprovada pelo Comitê de ética da UFRN, visando a
construção de política de permanência e êxito dos estudantes da EPS e foi
renovado com bolsa para o período de 2018-2019. Foram localizados 36.652
publicações, aplicados critérios de exclusão, 15 publicações (12 artigos e 03
dissertações) integraram a amostra. Vem fomentando a reformulação coletiva dos
cursos, a partir da construção dialogada com todos os sujeitos do processo
ensino-aprendizagem, assim como a aproximação dos estudantes da EPS com a
pesquisa e seus desdobramentos para sua vida acadêmica e profissional, tendo
em vista a formação humana e integral dos educandos e sua inserção na tríade
ensino-pesquisa e extensão marcante para a Universidade.
Referências: Dore R, Sales PEN, Castro TL. Evasão nos cursos técnicos de nível médio da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais. In: Dore R, organizador. Evasão na educação: estudos, políticas e propostas de enfrentamento. Brasília: IFB; 2014. p. 379-413. |