E-Pôster
8775685 | O OLHAR ACADÊMICO SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM ENFERMAGEM: Um relato de experiência | Autores: Ângela Barichello ; Denise Antunes de Azambuja Zocche ; Anelise de Matos Silveira ; Érica Cima ; Andreia Cristina Dall’agnol |
Resumo: **Introdução:** A escolha profissional é multifatorial e está interligada às experiências de vida cotidiana e às perspectivas de futuro por diversos motivos: profissionais já atuantes, alunos que não passaram para curso de medicina, indução dos pais.¹. No período do estágio final surgem diversos sentimentos com os quais nem todos conseguem lidar. **Objetivo: **Compreender os diversos sentimentos ocorridos durante o estágio curricular supervisionado, desenvolvido em uma instituição de ensino superior, no final do curso de graduação em Enfermagem. **Metodologia: **Relato de experiência, realizado no período do estágio supervisionado por acadêmicos de enfermagem. **Resultados:** A grande maioria dos acadêmicos ingressantes do curso de enfermagem é jovem e do sexo feminino. Quando chegam ao estágio curricular supervisionado no final da faculdade começam a apresentar inúmeros sentimentos, aos quais muitas vezes geram conflitos consigo e com outros, como: a insegurança, frustração, desânimo, ansiedade, tristeza e até mesmo o abandono do curso, pois trata-se de um momento de conflito na vida do aluno no que se refere às experiências e busca-se estratégias para lidar com os sentimentos em campo de estágio. **Conclusão:** Constatou-se que os sentimentos de ansiedade dos alunos são ocasionados, especialmente, pela sensação de insegurança diante das demandas cotidianas inerentes ao exercício profissional. Considerando que o estágio é indispensável na construção da identidade profissional e que o envolvimento humano não pode ser sistematizado, deve buscar-se um contato mais intenso para gerar o conhecimento. **Implicações para a Enfermagem**: Pode ser uma futura contribuição para acadêmicos, ingressantes e uma sugestão para os professores de estágio para que reforcem sentimentos de confiança, de comprometimento com a profissão e reflexão com relação ao curso.
Referências: Lima CA, Vieira MA, Costa FM. Caracterização dos estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Revista Norte Mineira de Enfermagem. 2014. |