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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8757681


8757681

PERSPECTIVAS DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS ACERCA DO RECONHECIMENTO E DA VALORIZAÇÃO DO TRABALHO

Autores:
Ariane da Silva Pires

Resumo:
**Introdução:** o objeto desta pesquisa trata do reconhecimento e da valorização do trabalho docente universitário. ** Objetivos**: identificar as situações geradoras de prazer e/ou de sofrimento no trabalho docente; e analisar a percepção dos docentes sobre o reconhecimento e a valorização de sua atividade laboral. **Metodologia**: trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Os participantes foram 30 docentes universitários dos cursos de Biologia; Enfermagem; Medicina; Nutrição e Odontologia. O cenário foi uma universidade pública no estado do Rio de Janeiro. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Os dados foram examinados por meio da técnica de análise temática de conteúdo.  **Resultados**: o reconhecimento e a valorização docente impactam tanto na esfera microestrutural, onde as ausências de tais sentimentos podem repercutir na qualidade do processo ensino-aprendizagem, quanto na macroestrutural, podendo repercutir na qualidade da assistência à saúde prestada à população. **Conclusões:** o quadro atual tecido no mundo do trabalho contemporâneo revela certo descaso com os profissionais docentes, daí resultando na pouca valorização deste trabalho e no frágil reconhecimento por parte das organizações laborais. Esta situação caracteriza-se como paradoxal, uma vez que a docência é uma atividade central e de suma relevância social. No entanto, este panorama nem sempre foi assim, pois a figura do professor era respeitada e reverenciada, configurando-se numa profissão que detinha status social e financeiro. **Contribuições/Implicações para a Enfermagem:** esta pesquisa poderá propiciar uma discussão relativamente nova – o modelo neoliberal instituído no mundo do trabalho e suas repercussões para a saúde dos trabalhadores docentes –, fortalecendo e construindo conhecimento que possa contribuir para um posicionamento mais crítico e reflexivo destes trabalhadores acerca da atual conjuntura do mundo do trabalho em saúde. **Descritores: **Docência Universitária; Trabalho; Saúde do Trabalhador. **Referências:** 1. DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. **Psicodinâmica do trabalho**: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 2010.


Referências:
1. DEJOURS, C.; ABDOUCHELI, E.; JAYET, C. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 2010.