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8745156 | GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: DESAFIO PARA A ENFERMAGEM | Autores: Andiara Luiz Ramos Soares ; Henilberto Peruzzi Reis ; Letícia Cogo Maia ; Briana Lencina Balbueno ; Claudete Moreschi |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **Os Resíduos de Serviços Saúde (RSS) caracterizam-se por todos os resíduos gerados por estabelecimentos prestadores de cuidados em saúde, os quais, quando gerenciados de forma incorreta, podem acarretar em malefícios a saúde das pessoas e danos ao meio ambiente (1). **OBJETIVO: **Refletir acerca do papel da enfermagem frente ao gerenciamento de Resíduos de Serviços Saúde. **MÉTODO: **Estudo reflexivo construído a partir de discussões durante as aulas práticas da disciplina “Gerenciamento do Cuidado e do Serviço de Saúde II” do Curso de Enfermagem de uma Universidade Comunitária e por meio de artigos científicos. **RESULTADOS: **Nota-se, o déficit de conhecimento da enfermagem frente ao gerenciamento dos RSS. Isso pode ocorrer por falta de informações, recursos financeiros e humanos insuficientes. Os resíduos quando não segregados corretamente tornam-se potencializadores de problemas e riscos à saúde do indivíduo, comunidade e meio ambiente (1,2). Assim, o enfermeiro tem papel fundamental, como provedor de ações que visam à segurança do paciente, da sua equipe e, também, a saúde socioambiental. **CONCLUSÃO: **O envolvimento da enfermagem nas questões relacionadas aos RSS é um desafio que precisa ser encarado, com investimento e incentivo de práticas sustentáveis visando ao gerenciamento adequado. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** O gerenciamento adequado dos RSS contribui com a preservação do meio ambiente, bem como favorece a dinâmica de trabalho em uma instituição de saúde.
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Referências: 1.Bento DG, Costa R, Luz JH, Klock P. O gerenciamento de resíduos de serviço de saúde sob a ótica dos profissionais de enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2017;26(1):1-7.
2. Moreschi C, Rembel C, Backes DS, Carreno I, Siqueira, DF, Marina B. A importância dos resíduos de serviços de saúde para docentes, discentes e egressos da área da saúde. Rev Gaúcha Enferm. 2014;35(2):20-6. |