Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8690894

E-Pôster


8690894

Detecção precoce de Fibrilação Atrial de Alta Resposta Ventricular no ECG por acadêmicos e enfermeiros em um hospital de ensino: relato de caso.

Autores:
Yannky Alberto Lopez ; Antônio Henrique Arruda ; Paula Rodrigues dos Santos ; Alex Leonardo de Souza

Resumo:
**Titulo:** Detecção precoce de Fibrilação Atrial de Alta Resposta Ventricular no ECG por acadêmicos e enfermeiros: relato de caso. **Introdução:** A fibrilação atrial (FA) de alta resposta ventricular é uma arritmia geradora de descarga elétrica anormal e caracteriza-se pela alta frequência cardíaca associada a uma FA. A maneira rápida para detecção da FA é o eletrocardiograma (ECG). Em um hospital de Petrópolis os alunos do 8º período de enfermagem participam dos setores de clínica médica, com seus preceptores. **Objetivos:** Relatar a importância da leitura do eletrocardiograma, pelo enfermeiro e acadêmicos após a sua realização. **Descrição metodológica: **No dia 24/09/18 foi realizado um ECG no setor de clínica médica, no qual chamou a atenção do grupo. Visualizamos um Traçado de eletrocardiografia onde havia uma frequência cardíaca de 179 batimentos. Rapidamente identificamos uma fibrilação atrial, que caracterizava uma fibrilação atrial de alta resposta ventricular. Passamos o exame para a equipe médica e naquele momento após a identificação precoce por, nós acadêmicos de enfermagem e nosso preceptor, o tratamento farmacológico digitálico e anti-coagulativo foi definido pela equipe médica. **Discussão: **A rápida detecção da FA de alta resposta ventricular pela equipe de enfermagem possibilitou o rápido tratamento para aquela paciente evitando sequelas.  **Conclusão:** A paciente foi cuidada pela equipe multidisciplinar em menos de dez minutos. **Implicações para a Enfermagem:** A leitura e interpretação do ECG deve contemplar a formação do enfermeiro, pois se mostrou útil no rápido tratamento à paciente. **Descritores:** Fibrilação Atrial; Enfermagem; Assistência de enfermagem; **Referências: ** Sociedade Brasileira de Cardiologia. II Diretrizes Brasileiras de Fibrilação Atrial. Rev SBC, Vol. 106, Nº 4, (Supl. 2), Abr. 2016. GIANOTTO M.; CIRENZA C. Arritmias. São Paulo: Atheneu; 2011. Pág. 41-69. SOUZA L.; LIMA M. G.; Atuação do enfermeiro na realização e interpretação do eletrocardiograma em unidade de terapia intensiva. Rev. UNINGÁ: 2013 Jul/Set. p. 173-194.


Referências:
Sociedade Brasileira de Cardiologia. II Diretrizes Brasileiras de Fibrilação Atrial. Rev SBC, Vol. 106, Nº 4, (Supl. 2), Abr. 2016. GIANOTTO M.; CIRENZA C. Arritmias. São Paulo: Atheneu; 2011. Pág. 41-69. SOUZA L.; LIMA M. G.; Atuação do enfermeiro na realização e interpretação do eletrocardiograma em unidade de terapia intensiva. Rev. UNINGÁ: 2013 Jul/Set. p. 173-194.