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8611062 | MÉTODO TERAPÊUTICO EM FERIDA DE DIFICIL CICATRIZAÇÃO: um estudo descritivo documental | Autores: Isabelle Cristine Figueiredo Matozo ; Aline Vieira Menezes ; João Paulo Takashi Teramon ; Jorseli Angela Henriques Coimbra ; Maria Emília Grassi Busto Miguel |
Resumo: MÉTODO TERAPÊUTICO EM FERIDA DE DIFICIL CICATRIZAÇÃO: um estudo descritivo
documental
Introdução: A prática rotineira da realização de curativo no contexto da
assistência de enfermagem requer transmissão do conhecimento científicos entre
os profissionais da saúde para que qualifique significativamente os resultados
e, consequentemente a haja redução de danos à saúde dos pacientes. Objetivo:
Analisar os efeitos terapêuticos da combinação do hidrogel mais alginato no
tratamento de feridas infectadas. Métodos: Trata se de uma pesquisa descritiva
realizada no ambulatório de especialidades do Hospital Universitário de
Maringá. Foi avaliado a opção pelo tratamento no atendimento de um paciente
com ferida de difícil cicatrização atendido no projeto “Socializando o
conhecimento da comunidade de práticas em viabilidade tecidual e tratamento de
feridas na promoção do cuidado de enfermagem”, o atendimento é realizado
semanalmente, às sextas-feiras, com início às 14 horas com registro de imagens
e evolução do tratamento da ferida pelos alunos de enfermagem da Universidade
Estadual de Maringá sob supervisão dos docentes do Departamento de Enfermagem
da universidade. Resultados: Inicialmente a lesão teve apresentou melhora no
quadro clínico após ao tratamento de hidrogel combinado com alginato, com
redução dos da porcentagem de tecidos não viáveis e aumento do tecido de
granulação. Além da melhora na dor conforme relatado pelo paciente no momento
da abordagem da coleta de dados. Conclusão: A evolução do quadro clínico da
ferida causada pela infeção com sinais de infecção e de difícil cicatrização
demonstra a eficácia da associação hidrogel mais alginato com a significativa
formação de tecido de granulação.
Referências: RODRIGUEZ, E.O.L. et al. Implantação de educação continuada com profissionais de enfermagem utilizando a pedagogia problematizadora: relato de experiência. R. Enferm. Cent. O. Min. vol. 1, n. 4, p. 583-591, 2011. |