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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8543698

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8543698

Caracterização Histórica dos Trabalhos de Conclusão de Curso Apresentados ao Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina

Autores:
Tania Maria Ascari ; Jéssica de Souza Oliveira ; Thamara Regina Gallon

Resumo:
**Introdução**: Com a evolução científico-tecnológica vivenciada pela humanidade no último século, principalmente no que se refere à saúde, faz-se necessário a constante busca por novos conhecimentos fidedignos, alcançados por meio de pesquisas desenvolvidas em todos os meios em que fala-se em saúde, dentro e fora das universidades. **Metodologia**: Trata-se de pesquisa com abordagem quantitativa, do tipo documental, realizada através da análise descritiva dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) realizados pelos discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). **Objetivo**: Delinear o perfil dos TCC em uma contextualização histórica desde a implantação do curso. **Resultados**: Foram analisados 254 TCC publicados no período de 2007/02 a 2016/01, disponibilizados pela Biblioteca Universitária ou via e-mail pelo corpo docente do Curso. Não foram encontrados em nenhum dos bancos de dados o registro dos TCC de 166 acadêmicos. Na trajetória histórica, os acadêmicos apresentaram em média 25 TCC por ano, com diversificadas abordagens temáticas e metodológicas, com destaque nas áreas de saúde da mulher, do trabalhador, da criança e do adolescente, com abordagens qualitativas e quantitativas, tendo como cenários principais as bases de dados, a atenção básica e hospitalar, desenvolvidos em maior número nas cidades da região oeste de SC, principalmente Chapecó. **Conclusão**: Numa perspectiva histórica dos TCC apresentados pelos acadêmicos, o presente trabalho tem uma relevância indiscutível no que se refere a trajetória do Curso de Graduação em Enfermagem da UDESC, revelando o principal perfil de interesse na realização de pesquisas e a forma como estas foram desenvolvidas.


Referências:
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