8543268 | Reforma psiquiátrica e formação em Enfermagem: a residência em Saúde Mental | Autores: Elias Barbosa de Oliveira ; Olivia de Andrade Guerra |
Resumo: Introdução: a residência em enfermagem é uma excelente metodologia de ensino
aprendizagem de recém-graduandos por oportunizar o aprofundamento de
conhecimentos e habilidades em determinada área do saber. Recorte de
dissertação de mestrado que tem como objetivos analisar as contribuições da
residência de enfermagem em Saúde Mental para a formação de especialistas na
visão de egressos de um programa de residência de enfermagem em Saúde Mental.
Estudo qualitativo do tipo descritivo e exploratório que teve como campo um
hospital universitário situado no município do Rio de Janeiro. Participaram do
estudo nove egressos do programa de residência em saúde mental e psiquiatria.
Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e registro em
áudio do tipo mp3, transcritos e categorizados mediante a técnica de análise
de conteúdo temática. Resultados: na visão dos egressos a residência de
enfermagem em Saúde Mental é uma metodologia de ensino-aprendizagem que
contribui para a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos,
principalmente no que dizem respeito ao desenvolvimento de habilidades como
escuta, observação e acolhimento do usuário através do relacionamento
terapêutico, a empatia, sendo tais conhecimentos e/ou competências aplicadas
em vários contextos de cuidado consonante com a Reforma Psiquiátrica.
Acrescentam-se outras habilidades como realização de grupos, consulta de
enfermagem em Saúde Mental, liderança de equipe e outros. Conclui-se que a
residência em Saúde Mental consonante aos princípios da Reforma Psiquiátrica é
uma metodologia de ensino aprendizagem que contribui para a aquisição de
saberes e práticas intra e intersetorial com profissionais de varias áreas,
usuários e familiares. Implicações para a prática: com a reforma psiquiátrica
e os novos dispositivos de cuidados em saúde mental, há necessidade de
formação de especialistas cuja formação esteja condizente com os princípios da
assistência de base territorial e com a participação da família.
Referências: Delgado, P. G. G., Schechtman, A., Weber, R., Amstalden, A. F., Bonavigo, E., & Cordeiro, F., Pôrto, K. (2007). Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. In M. F. Mello, A. A. F. Mello & R. Kohn (Eds.), Epidemiologia da saúde mental no Brasil (pp. 39-83). Porto Alegre, Brasil: Artmed.
FERNANDES, J.D. et al . Ensino da enfermagem psiquiátrica/saúde mental: sua interface com a Reforma Psiquiátrica e diretrizes curriculares nacionais. Rev. esc. enferm. USP, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 962-968, Dec. 2009 . Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2016. |