E-Pôster
8538722 | Educação Permanente e Tuberculose: fundamentação teórica de alunas do curso de enfermagem para ações na Atenção Primária em Saúde | Autores: Larissa Freitas Pardal ; Carolina Cruz da Silva ; Jéssica Lopes da Silva ; Dalila Freitas de Almeida ; Darleia Ramos da Rin |
Resumo: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e grave problema de saúde
pública. Atividades voltadas para a prevenção da tuberculose utilizando
estratégias de educação permanente podem potencializar a iniciativa e a
postura crítica dos profissionais e alunos, porque possibilita a reflexão e
mudanças nas ações que realizam. O presente trabalho tem como objetivo
descrever etapas de fundamentação teórica para atuação de alunas de enfermagem
em projeto de extensão em educação permanente e tuberculose e relatar sobre a
importância da participação de alunos em projetos voltados para qualificação
em tuberculose dos profissionais de saúde. Trata-se de estudo qualitativo,
descritivo, com relato de experiências de 3 acadêmicas de enfermagem,
selecionadas para integrarem projeto a ser desenvolvido em Unidades de Atenção
Primária em Saúde, no Município do Rio de Janeiro, a partir de março de 2018.
Na primeira etapa vem sendo realizados encontros presenciais da coordenação do
projeto com as alunas para apresentação da relevância, objetivos, etapas do
projeto e aprofundamento teórico sobre os temas. As alunas participaram de
seminário de pesquisa em tuberculose e Programa Acadêmico de Tuberculose de
uma universidade federal para conhecerem trabalhos em curso, além de
selecionarem artigos e realizarem apresentações sobre educação permanente e
tuberculose. A segunda etapa do projeto consistirá na execução das rodas de
educação permanente com os profissionais nas unidades de saúde e na terceira
etapa será feita avaliação do projeto. A fundamentação teórica contribuiu para
o aprofundamento das alunas sobre tuberculose e educação permanente enquanto
metodologia apropriada para construção de espaços coletivos de reflexão,
avaliação e mudança nas práticas cotidianas e na qualidade dos serviços de
saúde prestados à população. A fundamentação perpassa por todas as etapas do
estudo sendo assim considerada o eixo condutor do processo. Outros
desdobramentos desse estudo serão discutidos com o início das atividades
práticas nas Unidades de Saúde.
Referências: Cyrino Eliana Goldfarb, Toralles-Pereira Maria Lúcia. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública [Internet]. 2004 Jun [citado 2018 Jun 26] ; 20( 3 ): 780-788. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2004000300015&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2004000300015.
Lima Luciana Portes de Souza, Ribeiro Mara Regina Rosa. A competência para Educação Permanente em Saúde: percepções de coordenadores de graduações da saúde. Physis [Internet]. 2016 June [cited 2018 June 26] ; 26( 2 ): 483-501. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312016000200483&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312016000200008.
Mancia Joel Rolim, Cabral Leila Chaves, Koerich Magda Santos. Educação permanente no contexto da enfermagem e na saúde. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2004 Oct [cited 2018 June 26] ; 57( 5 ): 605-610. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000500018&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672004000500018.
Marquieviz Janete, Alves Ilcelia dos Santos, Neves Eduardo Borba, Ulbricht Leandra. A Estratégia de Saúde da Família no controle da tuberculose em Curitiba (PR). Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2013 Jan [cited 2018 June 26] ; 18( 1 ): 265-271. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000100027&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000100027.
Silva Daniela Luciana Silva e, Knobloch Felícia. A equipe enquanto lugar de formação: a educação permanente em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas. Interface (Botucatu) [Internet]. 2016 Jun [citado 2018 Jun 26] ; 20( 57 ): 325-335. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832016000200325&lng=pt. Epub 23-Fev-2016. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0061. |