8461663 | RODAS DE CONVERSAS DA ENFERMAGEM: MUDANÇAS NA PNAB E IMPACTOS NO SUS | Autores: Rosana Aparecida Garcia |
Resumo: Considerando a importância de inserir a enfermagem em debates sobre as
mudanças da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB)1, o Conselho Regional
de Enfermagem de SP organizou as rodas de conversas2 descentralizadas nas
subseções. As rodas de conversas são estratégias metodológicas de participação
ativa dos trabalhadores e tiveram como objetivo desenvolver atividades que
permitiram um debate e reflexão participativos sobre temas trazidos. Foram
organizadas rodas de conversas nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto,
Campinas, Santos, Santo André e Botucatu com expressiva participação da
enfermagem local e das cidades vizinhas, além de gestores e trabalhadores e
Universidade. As rodas de conversas tiveram como objetivos valorizar
palestrantes locais e sistematizar temas emergentes com a enfermagem. Em cada
cidade foram organizadas diferentes mesas de debates com convidados locais e
temas regionais, sendo o debate da PNAB um tema fixo. Alguns dos convidados
foram também coordenadores das rodas de conversas do período da tarde. Nas
rodas de conversas, foram eleitos um ou mais relatores responsáveis por
sistematizar os debates e apresentar na Plenária Final. Os temas foram
sistematizados em planilha a partir das categorias: potência, fragilidades,
desafios e encaminhamentos. Durante a plenária final foram feitas sínteses
sobre os temas a partir de um olhar ampliado sobre problemas. A avaliação dos
participantes foi de que a estratégia de rodas de conversa propiciou um olhar
ampliado sobre os problemas. As rodas de conversas trouxeram a potência da
metodologia ativa que é permitir a fala e com isto fazer o chamamento para uma
enfermagem que protagonize a defesa do SUS e o direito a saúde como direito de
cidadania.
Referências: 1 Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436 de 21 de set de 2017. Política Nacional de Atenção Básica Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 2017.
2 Melo, MCH de; Cruz, G de C. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio in Imagens da Educação. 2014; 2 (4): 31-9. |