Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8438056

E-Pôster


8438056

VIVÊNCIA COMO MONITORA DA DISCIPLINA ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER I EM AMBULATÓRIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Autores:
Ana Clara Borges Martins

Resumo:
**Introdução**: A lei do Planejamento familiar, criada em 1996, garante ao homem, a mulher e ao casal o direito na assistência à concepção e contracepção. Considerando esta lei, o Sistema Único de Saúde deve oferecer ações educativas com informações, meios, métodos e técnicas para a concepção e contracepção bem como treinamento e recursos humanos que atendam a população. **Objetivo**: Analisar a experiência de uma aluna do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia como monitora da disciplina Assistência Integral à Saúde da Mulher I. **Metodologia**: Relato de experiência de monitoria vivenciado por três semestres consecutivos nas aulas práticas da referida disciplina em ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia, acompanhando os acadêmicos no atendimento aos pacientes participantes das reuniões de planejamento reprodutivo para orientação/esclarecimento sobre os métodos contraceptivos, bem como auxiliando/orientando os acadêmicos na consulta de enfermagem para coleta de exame citopatológico, exame clínicos das mamas e resultados de exames, e participação na avaliação docente com feedback. **Resultados**: A participação na monitoria permitiu o acompanhamento de cerca de 90 alunos, realização de aproximadamente 300 consultas de enfermagem, 40 grupos de planejamento familiar, inserção na rotina do serviço como enfermeira e relacionamento com equipe, além de avaliação do desempenho discente com feedback. **Conclusão**: A experiência favoreceu o processo ensino aprendizagem da monitora, além contribuir no aprendizado dos demais acadêmicos, facilitando a compreensão deles sobre a disciplina e evoluindo na área docente a cada período. Sugerimos que as atividades de monitoria sejam sempre estimuladas nas Instituições de Ensino Superior, facilitando o processo de ensino e aprendizagem e a inserção do aluno na atividade docente.


Referências:
1- Brasil. Lei nº. 9263, de 12 de janeiro de 1996. Lei do Planejamento Familiar. Diário Oficial da União 12 jan 1996. 2- Silveira E, Sales F. A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). InCID [Internet]. 5abr.2016 [citado 2ago.2018];7(1):131-49. Available from: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/89337. 3- Santos, Geovannia Mendonça, and Sylvia Helena Souza da Silva Batista. "Monitoria acadêmica na formação em/para a saúde: desafios e possibilidades no âmbito de um currículo interprofissional em saúde." ABCS Health Sciences 40.3 (2015). 4- Natário, Elisete Gomes, and Acácia Aparecida Angeli dos Santos. "Programa de monitores para o ensino superior." Estudos de Psicologia 27.3 (2010): 355-364. 5- de Oliveira, Suellen Rodrigues, and Andressa Merlin Maziero. "Vivenciando a docência: participação ativa do monitor nas aulas teóricas." Revista Eletrônica Gestão e Saúde 1 (2013): 2095-2102.