Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8394491

E-Pôster


8394491

Relato de experiência da elaboração de um Brinquedo Terapêutico Instrucional

Autores:
Bruno Tiago Mittang ; Luana Cláudia dos Passos Aires ; Brunna Mayara Cardozo ; Gabrieli Stiegler ; Mariana Bezerra Camargos

Resumo:
Introdução: O cuidado integral à criança contempla o seu bem estar físico, emocional e social, sendo todos eles desenvolvidos através do brincar. Esta necessidade não cessa quando a criança encontra-se hospitalizada1. Objetivos: Relatar a elaboração de um brinquedo para utilização como Brinquedo Terapêutico Instrucional com crianças hospitalizadas. Método: Trata-se de um relato de experiência analítico descritivo a partir da elaboração de um brinquedo para utilização na técnica do Brinquedo Terapêutico Instrucional com crianças hospitalizadas. Elaborado por discentes de graduação em Enfermagem, na disciplina Saúde da Criança e do Adolescente Hospitalizado. A construção do brinquedo ocorreu em 4 etapas: discussão sobre modalidade, objetivo e materiais, pesquisa de mercado, aquisição dos materiais e confecção do brinquedo. Resultados: Foi confeccionada uma boneca de pano destinada à crianças pré-escolares e escolares com a finalidade de preparar a criança para a realização dos procedimentos de enfermagem no ambiente hospitalar. O brinquedo construído possibilita a compreensão e favorece a colaboração acerca dos procedimentos, reduzir a ansiedade e medo de procedimentos desconhecidos pela criança e sua família. O uso deste brinquedo contempla 03 etapas: explicação e realização do procedimento na boneca pelo enfermeiro, permitir que a criança realize o procedimento, e posteriormente o profissional realiza o procedimento na criança. Para sua aplicação, recomenda-se que sejam utilizados os materiais para cada procedimento, bem como o uso de um jaleco pela criança, para que aproximar com o papel do enfermeiro. Conclusão: O conhecimento teórico adquirido na disciplina somado à experiência da elaboração do brinquedo possibilitou o desenvolvimento de habilidades para criação de propostas lúdicas para atender as necessidades da criança e sua família durante a hospitalização para um ambiente que favoreça o uso do Brinquedo Terapêutico. Contribuições para a enfermagem: Desenvolvimento empático da equipe de enfermagem pela criança hospitalizada, humanização e preservação das necessidades de cada fase da infância.


Referências:
¹Oliveira CS et al. Brinquedo Terapêutico na assistência à criança: percepção de enfermeiros das unidades pediátricas de um hospital universitário. Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped. | v.15, n.1, p 21-30 |Junho 2015. Acesso em 02 de maio 2018. Disponível em: .