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8293270 | SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA FORMAÇÃO E MELHORIA DE DESEMPENHO EM SEGURANÇA DO PACIENTE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO | Autores: Juliana Lopes da Silva |
Resumo: **INTRODUÇÃO: **O uso da simulação realística tem sido incentivado por consistir em nova possibilidade de ensino-aprendizagem, que engloba habilidades técnicas, gerenciamento de crises, liderança, trabalho em equipe e raciocínio clínico 1. O objetivo do estudo foi analisar a literatura científica acerca da simulação realística e seus efeitos na promoção da segurança do paciente nas instituições de ensino e saúde. **METODOLOGIA: **Estudo do tipo bibliométrico, realizado nas bases de dados LILACS, MEDLINE, IBECS. Utilizou-se os descritores “treinamento por simulação” e “segurança do paciente”, usando o operador lógico booleano and. A seleção foi norteada pelas questões: Qual o efeito da simulação realística na promoção da segurança do paciente nos serviços de saúde? Quais as estratégias educativas, desenvolvidas pelas instituições de saúde, eficazes na promoção de mudanças na prática assistencial, melhorando a segurança do paciente? Os critérios de inclusão foram artigos originais nos idiomas inglês, espanhol e português, publicados na íntegra, entre 2007 e 2017, com níveis de evidência 1, 2 ou 3. Encontraram-se 62 artigos e após critérios de inclusão, foram selecionados 22. **RESULTADOS: **Predominou-se o idioma inglês e maior número de publicação em 2015. Dos 22 artigos, 18% corresponderam a métodos de nível 1, 41% de nível 2 e 3. As instituições de saúde publicaram 64% dos artigos. As categorias exploradas “**Uso Da Simulação Para Melhorar O Desempenho Profissional”** e “**Uso Da Simulação Para Formação Acadêmica” **mostraram em muitos estudos de diferentes níveis que o uso de simulação é eficaz tanto na melhoria quanto na avaliação do conhecimento, desempenho e/ou confiança dos participantes em uma ampla gama de habilidades e procedimentos. **CONCLUSÃO: **Considerando a prática baseada em evidências, os resultados do estudo poderão consistir em material instrucional aos profissionais de saúde e despertar para a necessidade de desenvolver ações educativas que resultem em mudança atitudinal.
Referências: 1. Brandão O, C. F. S. et al. A simulação realística como ferramenta educacional para
estudantes de medicina. Scientia Medica, Rio Grande do Sul, v. 24, n. 02, p. 187, 2014. |