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8265600 | Validação de uma tecnologia educativa em Semiologia e Semiotécnica na Enfermagem | Autores: Yuri Gustavo de Sousa Barbalho ; Marina Morato Stival ; Casandra Genoveva Rosales Martins Ponce de Leon ; Katylla Freitas Martins ; Isabela Dantas de Araújo |
Resumo: O ensino da semiologia e semiotécnica compreende conteúdos considerados
essenciais à formação dos profissionais de enfermagem. O uso de novas
estratégias de ensino e metodologias ativas de aprendizagem em cursos de
graduação em enfermagem tem como intuito ampliar a participação e o controle
do aluno sobre seu próprio aprendizado, e aos docentes cabe o papel de
facilitadores proporcionando a construção de conhecimentos e habilidades,
auxiliando o aluno no seu processo de aprendizagem. Este trabalho teve por
objetivo validar uma tecnologia educacional para mediar o ensino em semiologia
e semiotécnica. Estudo metodológico com abordagem quantitativa realizado em
três fases: revisão da literatura; desenvolvimento da tecnologia educacional
(TE); validade de conteúdo e de aparência com base no instrumento de avaliação
da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). Os dados foram coletados em dois
momentos: 1) aplicação e validação da TE por juízes-especialistas e 2) pelo
público-alvo. Os dados foram organizados em quatro blocos temáticos e
analisados no programa SPSS 20.0. A análise de confiabilidade resultou em
elevada confiabilidade. Os 10 itens foram validados em condições satisfatórias
para a realização da AFE: KMO=0,516; teste de esfericidade de Bartlett (x²
76,915, GL=45), p=0,002, 72,4% de variância. Os valores alcançados nesta
validação foram superiores a 80% de concordância. O objetivo foi alcançado e
poderá ser uma tecnologia útil para motivar os discentes em relação às
temáticas tratadas.
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