Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8228780

E-Pôster


8228780

POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL DA SAÚDE DO HOMEM, PARA QUEM?

Autores:
Victoria Adryelle Nascimento Mansano ; Sonia Silva Marcon ; Josane Rosenilda da Costa ; Thaiane da Silva Candido ; Leandro Henrique da Silva

Resumo:
**Introdução**: A portaria N° 1944 art.3° da Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH)  propõe a organização dos serviços públicos de saúde de modo a acolher e o integrar em atividades de saúde¹. **Objetivos: **Descrever a efetividade da PNAISH na perspectiva masculina. **Metodologia: **Pesquisa exploratória, qualitativa que analisou estudos que abordaram a perspectiva masculina quanto ao atendimento nos serviços de Atenção Básica. A busca dos artigos ocorreu nas bases  LILACS e Biblioteca Virtual de Saúde, e deveriam responder a seguinte questão: Como está o atendimento aos homens nos serviços das Unidades de Atenção Básicas em Saúde? **Resultados: **Analisou-se nove artigos, publicados entre 2012 a julho de 2018. O horário de trabalho, a presença maciça de mulheres nas unidades e a falta de médicos são fatores que desmotivam os homens a procurar novos atendimentos. A relação cultural e as masculinidades (o homem deve ser o provedor da casa, ser forte e não adoecer), além de fatores internos que intimidam a realização do exame de toque retal, o que também é influenciado pelo fato de sentirem vergonha de ficarem despidos em frente ao profissional2. **Conclusão: **As UBS não tem aplicado de forma efetiva as normativas propostas na PNAISH. Ações simples como abrir a UBS fora de horário comercial podem favorecer a procura por usuários masculinos. **Implicações para a Enfermagem: **Conhecer e entender os motivos da baixa adesão masculina na busca por serviços de saúde, pode orientar os profissionais da Enfermagem a realizarem ações pontuais para este público, de forma a humanizar e prestar-lhes o acolhimento adequado.


Referências:
1-Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem.. Brasília (DF);2009. 2-Perreira LP, Nery AA. Planejamento, gestão e ações à saúde do homem na estratégia de saúde da família. EANRE.2014 mai 22;18(4):635-643.