Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8179044

E-Pôster


8179044

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA SEGURA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Autores:
Dayara Freitas de Albuquerque Bulcão ; Rodrigo da Silva Martins ; Bianca Cavalcante Áglas ; Dalva Moreira da Silva ; Vanderlan de Souza Prateado

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** A prática profissional de saúde é guiada por convicções de modo a respeitar aos direitos humanos e também a integridade, levando desta forma a implementação de uma assistência segura e livre de riscos à saúde da pessoa assistida¹. A questão da assistência segura relacionada a medicamentos tem sido um assunto central em alguns estudos¹. **OBJETIVO: **Relatar experiência obtida na aplicação de educação continuada aos profissionais de saúde abordando a ética na administração de medicamentos. **METODOLOGIA: **Trata-se de um estudo, do tipo relato de experiência que transcorreu no estágio de enfermagem, saúde da criança em um hospital infantil pediátrico na cidade de Manaus-AM, no ano 2017/1, enfatizando ética na administração de medicamentos. Para esta ação utilizou-se a ferramenta de educação continuada aplicando-a aos profissionais da instituição, bem como a utilização dos 9 certos. Participaram das atividades acadêmicos de enfermagem integrando profissional enfermeiro, farmacêuticos, assistente social, fonoaudiólogos e fisioterapeutas do hospital. **RESULTADOS E DISCUSSÕES: **O evento ocorreu no auditório do hospital com profissionais da área da saúde, iniciando-se com uma pergunta norteadora para o debate_ “o que ética representa no cuidar”? . _Ainda ilustrações de banners para exposição acerca dos 9 certos na administração de medicamentos, e distribuições de folders abrangendo sobre segurança do paciente. As estratégias utilizadas para os debates, palestras, e conversação acerca das temáticas foram extremamente eficazes havendo interação de uma equipe interprofissional. **CONCLUSÃO:** Durante as atividades foi possível observar a relevância em discutir sobre ética tanto na formação acadêmica bem como entre profissionais levando a interação entre equipes visando contribuir para uma assistência eficaz e segura ao paciente. **CONTRIBUIÇÃO PARA A ENFERMAGEM:** Contribuir na sensibilização e necessidade da adesão dos profissionais para a implantação do cuidado seguro, levando refletir sobre a necessidade de inteirar-se com a ética para uma assistência qualificada e humanizada.


Referências:
1. Uso seguro de medicamentos: Guia para Preparo, Administração e Monitoramento-Conselho de Enfermagem de São Paulo-COREN-SP, 2017 portal.coren-sp.gov.br/sites/default/files/uso-seguro-medicamentos.