8151143 | LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Vivian Mayara da Silva Barbosa ; Karla Mychelle Cezario de Lima ; Reinaldo dos Santos Moura ; Francisco Joilsom Carvalho Saraiva ; Elijane dos Santos de Lima |
Resumo: **LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM**
A exclusão dos surdos do seu processo assistencial vincula-se a diversos
fatores, tais como: dificuldades na comunicação nos serviços de saúde, e pela
ausência de capacitação dos profissionais da saúde1. O não conhecimento de
LIBRAS por parte dos enfermeiros é um problema iniciado durante a graduação,
em razão de no Brasil ser legalizada como disciplina optativa2, conforme o
Decreto 5.626 de 2005. Objetivo: descrever as opiniões dos bacharelandos de
enfermagem acerca da Disciplina obrigatória de LIBRAS durante a sua formação.
Método: pesquisa de campo quantitativo-descritiva e transversal. Utilizando
amostra de 119 bacharelandos de enfermagem de uma determinada Faculdade de
Alagoas, sendo aplicado um questionário fechado e realizado a estatística
descritiva. Respeitando até o os princípios éticos pelo parecer nº.1.684.722 e
o CAAE: 57020416.0.0000.5013, através da Plataforma Brasil e do Comitê de
Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) –
(PLATBR/CEP/UFAL). Resultados: entre os entrevistados, 76% não conheciam
LIBRAS antes de estudar na faculdade; 99% acham a Disciplina de LIBRAS
importante e relevante; cerca de 87% explicitam que aulas são proveitosas, 67%
pretendem se especializar em LIBRAS e 94% solicitam estágios com os surdos.
Conclusão: LIBRAS como disciplina obrigatória na matriz curricular da IES teve
impacto positivo na visão da maioria dos discentes. Em verdade, há importância
para a formação profissional, pois, entre os Bacharelandos de Enfermagem a
maioria teve o primeiro contato com LIBRAS na IES e já se comunicaram com
algum surdo utilizando a linguagem aprendida, compreendendo a emissão
comunicacional do surdo quase que totalmente. Contribuição para a Enfermagem:
o instrumento LIBRAS ao ser ofertado enquanto disciplina do curso de graduação
em Enfermagem obtém impacto positivo na perspectiva dos bacharelandos já que
diminui satisfatoriamente a barreira de comunicação entre paciente e
enfermeiro, promovendo uma assistência à saúde do surdo como um fator
socioinclusivo.
Referências: 1. Castro SS, Lefèvre F, Lefèvre AMC, Cesar CLG. Acessibilidade aos serviços de saúde por pessoas com deficiência. Rev Saude Publica 2011;45(1):99-105. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n1/2073.pdf
2. Brasil. Presidente da República. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004/2006/2005/decreto/d5626.htm. |