8145737 | O ENSINO DA DISCIPLINA DE SAÚDE MENTAL NA ENFERMAGEM: UMA VISÃO PSICOSSOCIAL. | Autores: Domingos de Oliveira |
Resumo: A reforma psiquiátrica brasileira iniciada na década 80 imprimiu um novo
modelo de atenção psicossocial no Brasil, com tratamento humanizado nos três
níveis de atenção à saúde, impactando diretamente nos serviços, com a criação
dos serviços extra-hospitalares, e influenciando na academia de uma forma
significativa. Neste sentido, ocorre uma necessidade de adequação dos
professores no ensino desta disciplina, dentro deste novo contexto. Apresentar
como ocorre a Disciplina de Saúde Mental na Universidade Federal do Tocantins
dentro do modelo da Reforma Psiquiátrica, baseada nos princípios de SUS e na
legislação vigente. Trata-se de um relato de experiência de sala de aula, no
ensino da disciplina de Enfermagem em Saúde Mental dentro deste novo contexto,
e sensibilizado os acadêmicos de enfermagem para atuação na área de saúde
mental. A disciplina é oferecida semestralmente, tendo uma parte teórica e
outra pratica, sendo que o conteúdo teórico é desenvolvido em três momentos.
No primeiro momento é trabalhado o contexto histórico, a reforma psiquiátrica
e a influencia da enfermagem neste contexto. No segundo momento é
contextualizado o processo de adoecimento dos sujeitos, o diagnóstico
psiquiátrico e suas mazelas, o rotulo versus diagnóstico, os mitos, e a
humanização da saúde mental. No terceiro momento são discutindo as funções dos
enfermeiros nos serviços de saúde mental seja no ambiente hospitalar (em
unidades que funcionam dentro desta nova lógica) ou nos serviços extra-
hospitalares (CAPS como exemplo). Neste terceiro momento são discutidos o
trabalho com grupos, oficinas, dinâmicas de grupos, o processo de gestão dos
serviços de saúde mental, a reinserção social da pessoa em sofrimento, a
redução de danos, o atendimento das pessoas em crise, as emergências
psiquiátricas, o acolhimento, a importância da cidadania, a assistência de
enfermagem sistematizada, o plano terapêutico individual e a importância da
saúde mental na atenção básica, tudo dentro do contexto psicossocial. Na parte
prática os acadêmicos fazem estagio no CAPS e na unidade de saúde mental
dentro do hospital geral, para o contato com os pacientes. Dentro deste novo
modelo é primordial que se trabalhe com os acadêmicos de enfermagem a
sensibilização dos mesmos para atuação na saúde mental, pois no inicio da
disciplina observa-se que o medo é sem sombra de dúvida o principal argumento
para a não atuação nesta área. Desconstruir esses mitos é fundamental no
ensino da disciplina, seja com visitas técnicas aos serviços, seja com a
apresentação di vídeos, filmes que possibilitem este novo olhar pelo
acadêmico. A experiência demonstra no final da disciplina que 60 % dos alunos
após terem cumprido os dois conteúdos ficam sensibilizados para atuação na
área. Portanto, apesar das dificuldades esta experiência é exitosa, pois
trabalha dentro de um processo humanizado, com atividades planejadas e
elaboração de um projeto de intervenção.
Referências: DESVIAT M. A reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2008.
ROCKENBACH DSR. Sala de aula: narrativas de educação e saúde mental. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós- Graduação em Educação Faculdade de Educação – EducaSaúde. Porto Alegre. 2010. Disponivel em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/29952/000779517.pdf?sequence=1
GADOTTI M. Educação e poder. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2005. |