E-Pôster
8106908 | CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS ATENDIDOS POR UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA (SAMU) | Autores: Fabio Andrei Borges |
Resumo: No Brasil e no mundo os acidentes automobilísticos passaram a ser um problema
de saúde pública gerando milhares de mortes todos os anos1, onerando os cofres
públicos e superlotando os serviços hospitalares2. Estima-se que em 2.020 os
acidentes de trânsito serão a segunda causa de morte prematura, provocando
grande impacto econômico e social na população economicamente ativa3. O
conhecimento da realidade sobre os acidentes podem contribuir, não apenas para
elaboração de medidas e programas de prevenção de danos e mortes, mas também
para implementar, fundamentar e desenvolver programas de assistência voltados
para população. Neste contexto, o presente estudo analisou o perfil dos
acidentes automobilísticos no ano de 2017, registrados pelo SAMU situado no
município de Francisco Beltrão, Paraná. Trata-se de um estudo documental,
retrospectivo, transversal com abordagem quantitativa, desenvolvido através de
análise das fichas do atendimento, sendo coletadas as variáveis: sexo, faixa
etária, tipo de acidente, posição no veículo, estado da vítima, hospital de
destino e tipo de ambulância enviada para o atendimento. O projeto foi
aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da universidade paranaense sob o
protocolo 2.675.536. Como resultados, podemos observar que homens (64%)
envolvem-se com maior frequência em acidentes automobilísticos do que as
mulheres (35,2%) _p_=(0,000). Os acidentes de transito apresentaram a maior
prevalência (63%) seguida dos acidentes de moto com 20,7 %, sendo os meses de
junho e julho a época do ano com maior número de atendimentos registrados
(10,5% e 10,3% respectivamente). Quanto ao estado da vítima, 75,4% foram
classificadas inicialmente como leves e 16,3% como moderado. O estudo nos
permitiu concluir que a maior frequência dos acidentes foi de transito,
ocorridos nos meses de junho e julho, sendo classificados inicialmente como
leves tendo os homens como as principais vítimas.
Referências: 1 World Health Organization. Global status report on road safety. Geneva: World Health Organization; 2013. Disponível: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/83789/1/WHO_NMH_VIP_13.01_eng.pdf?ua=1
2 Brasil. Previdência Social. Boletim Epidemiológico 2. O Impacto dos Acidentes de Trânsito para a Previdência Social Brasília/DF - 2016. Brasília: Ministério da Previdência Social; 2016. Disponível: http://www.previdencia.gov.br/wp-ontent/uploads/2016/12/sausegtrabestprod72.pdf. 3 Cavalcante AKCB, Holanda VM, Rocha CFM, Cavalcante SW, Sousa JPR, Sousa FHR. Perfil dos acidentes de trânsito atendidos por serviço pré-hospitalar móvel. Rev Baiana Enferm. 2015; 29(2):135-145. Disponivel: file:///D:/Downloads/1827-14779-1-PB.pdf |