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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 8100904

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8100904

Promovendo a educação sexual e reprodutiva com adolescentes: Uma prática assistencial

Autores:
Karen Cristina Kades Andrigue ; Sheila Lurdes Petroski ; Lisiane da Rosa ; Carolyne Diehl Stuani ; Paula Caroline Prois

Resumo:
**Introdução: **A adolescência é marcada por grandes transformações, neste sentido a Enfermagem, torna-se imperativa nas ações de educação em saúde. Em 2007 foi lançado o Programa Saúde na Escola (PSE) como uma estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas de educação e de saúde1. A partir disto, em uma escola de ensino fundamental vinculada ao PSE, utilizando da Teoria de Madeleine Leininger, à qual se fundamenta no cuidado transcultural, realizou-se esta prática. **Objetivo: **Relatar a experiência de uma prática assistencial com a qual promoveu-se educação sexual e reprodutiva com adolescentes à partir do Programa Saúde na Escola com base na Teoria de Madeleine Leininger2. **Metodologia:** Durante o estágio curricular do curso de graduação em enfermagem, reuniu-se um grupo de 23 adolescentes no contraturno escolar. **Resultados:** Realizaram-se 05 oficinas, fundamentadas na Transculturalidade e nos eixos do PSE. Os temas foram mudanças corporais, higiene corporal e oral e sexualidade. **Conclusão: **A prática permitiu observar como que os adolescentes vêem o tema, e buscou-se sanar dúvidas, especialmente sobre a transmissões de doenças e gravidez indesejada. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem:** Pode-se afirmar que a prática fortaleceu a educação sexual entre os adolescentes e ainda contribuiu para qualificação do processo de formação profissional pois permitiu a aproximação ao cenário de prática profissional e o exercício de competências e habilidades do enfermeiro de acordo com uma Teoria de Enfermagem.


Referências:
Silva JTB. Programa de saúde escolar-PSE: entraves e perspectivas. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, Campina Grande- PB, p. 01-27, 2015. Santos AKCMC, Ramos N. Violência E Bullying em Contexto Escolar: contributos da perspectiva intercultural. Cadernos de Pesquisa. 2016; v 23 (2): 16-30.