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8095117 | A NECESSIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO ESPAÇO DE AMAMENTAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR | Autores: Francisco José Koller ; Tania Maas ; Keitiane Ferreira ; Bruna Eloise Lenhani ; Larissa Marcondes |
Resumo: A lactação é uma atividade importante, porém para mães acadêmicas requer uma
força de vontade maior e também há necessidade de estrutura física por parte
da instituição de ensino superior (IES) para contribuir com a sua
continuidade¹. Trata-se de uma pesquisa descritiva e transversal, realizada em
uma IES, com acadêmicas dos cursos da área da saúde e humanas, por meio da
aplicação de um questionário contendo 13 questões objetivas. Foram
preenchidos90 questionários, tendo 46,7% das acadêmicas na faixa etária de 20
a 25 anos, a maioria no terceiro período do curso de Enfermagem ou Pedagogia e
não pretendem engravidar durante a graduação. Verificou-se que 75,6% das
acadêmicas continuarão os estudos se engravidarem; 46% deixarão o bebê com o
familiar e 72,2% têm condições de deslocamento até a IES para que o lactente
possa ser amamentado. Contudo, 83% saem da sala de aula para outros ambientes
da IES para amamentar e 91,1% consideram necessário um espaço exclusivo para
amamentação. O estímulo para continuidade da amamentação é fundamental,
portanto a implantação de um ambiente confortável e acolhedor, com
possibilidade de coleta e armazenamento do leite materno, bem como oferta do
mesmo diretamente ao lactente, seria necessário2. Tal fato diminuiria a evasão
universitária; aumentaria o vínculo materno-infantil; contribuiria para os
acadêmicos de enfermagem realizar ações de saúde com a nutriz e lactente,
incentivando o aleitamento materno e a coleta de leite materno para doação,
colaborando com a Rede Cegonha.
Referências: Larios LBDTB. Aleitamento materno: implantação da sala de amamentação na UBS Jardim Menino Deus [projeto técnico]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2013.
Ministério da Saúde (BR). Saúde da Criança, aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde; 2015. |