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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7952366


7952366

PARTO NORMAL E CESÁREA: MULHERES ATENDIDAS PELO PROJETO CONSULTA PUERPERAL DE ENFERMAGEM

Autores:
Marciana Rodrigues Cavalcante Panassol ; Suellen Vienscoski Skupien ; Ana Paula Xavier Ravelli

Resumo:
O Brasil é um dos países que se destacam perante a realização do parto cesárea, os índices deste procedimento assumiram proporções espantosas e crescem cada vez mais1. Porém, evidências científicas mostram as vantagens do parto normal em relação a cesariana, que deve ser realizada apenas quando há indicação2. Objetivou-se neste estudo identificar os índices de parto normal e cesárea em uma maternidade escola. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado em uma maternidade referência ao parto de risco habitual/intermediário da região dos Campos Gerais, Paraná. Os dados advindos são do projeto de pesquisa Consulta Puerperal de Enfermagem, totalizando uma amostra de 1.745 mulheres entre o período março de 2006 a dezembro de 2014. Os resultados apontam que 53% das mulheres possuem idade entre 21 e 30 anos, 40% encontram-se em união estável com o parceiro, 34% apresentam escolaridade superior a 12 anos de estudo e 66% não possuem vínculo empregatício. Em relação ao tipo de parto, 68% foram normais e 32% cesarianas. Portanto, conclui-se que a maternidade escola apresenta um índice de partos normais satisfatório, porém, os partos cesáreos ainda são elevados, quando se considera os 15% preconizados pela Organização Mundial da Saúde.


Referências:
1. Velho MB, Santos EKA, Collaço VS. Parto normal e cesárea: representações sociais de mulheres que os vivenciaram. Rev Bras Enferm. [Internet] 2014; 67(2) [acesso em 21 mar 2015]. Disponível: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=267030687017 2. Domingues RMSM, et al. Processo de decisão pelo tipo de parto do Brasil: da preferência inicial das mulheres à via de parto final. Cad. Saúde Pública. [Internet] 2014 [acesso em 21 mar 2015]. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/csp/v30s1/0102-311X-csp-30-s1-0101.pdf