E-Pôster
7929226 | O MATERIAL EDUCATIVO COMO TRANSFORMADOR DA SAÚDE EM UMA ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE TUBERCULOSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Autores: Nadja Romeiro dos Santos ; Pedro Miguel de Araujo Collado ; Maísa Isabella Faustino Santos ; Ana Paula Rebelo Aquino Rodrigues |
Resumo: **Introdução:** O Programa Nacional de Controle da Tuberculose atua envolvendo estratégias que visam estender as ações que beneficiam o controle da doença, contribuindo a descentralização para a atenção básica1. A Educação em Saúde é uma estratégia capaz de atuar no desenvolvimento intelectual dos estudantes, que associado à construção de materiais educativos que permeiam o campo educativo, são capazes de gerar reflexões2. **Objetivo(s): **relatar a experiência acerca do uso de materiais educativos em uma atividade sobre Tuberculose.** Metodologia: **Trata-se de um relato de experiência, baseado na ação educativa desenvolvida com adolescentes em uma escola por meio da aplicação de metodologias ativas desenvolvida por enfermeirandos e profissionais de uma Unidade de Saúde da região. **Resultados: **A atividade na escola possibilitou a interação com os estudantes através do uso de um recurso educativo representado por dois bonecos, um com características de uma pessoa doente, que ao ser comandado liberava partículas de isopor para simbolizar uma tosse e outro boneco saudável, que ao final da apresentação, foi indagado aos alunos quais os sinais e sintomas o boneco iria apresentar pós-exposição. Essa abordagem facilitou o processo de aprendizagem dos alunos, pois como afirma Nildo Alves o conhecimento é concebido como processo de construção, em que o aluno assume o papel de sujeito do processo de aprendizagem e rompe com a perspectiva do professor como detentor do saber e o aluno como passivo de informações3. **Conclusão: **o uso do recurso educativo permitiu intervir na construção do conhecimento da população-alvo, visto que a reflexão e participação dos estudantes favoreceu o processo de educação em saúde. **Contribuições/implicações para a Enfermagem:** evidencia a participação do Enfermeiro como educador em saúde na atenção básica, onde o cuidado integral à saúde do usuário passa a ser visto como uma prioridade.
Referências: 1 Cunha, NV et al. Estrutura, organização e processos de trabalho no controle da tuberculose em municípios do estado do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Interface 19 (53) Apr-Jun 2015.
2 Rossi, SQ et al. Um novo olhar sobre a elaboração de materiais didáticos para educação em saúde. Trab. educ. saúde vol.10 no.1 Rio de Janeiro Mar./June 2012.
3 Alves, NB. Educacao Interprofissional em Saúde: Concepções e Práticas. Caderno FNEPAS. Volume 2 - Janeiro 2012 |