Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7907274

E-Pôster


7907274

DESCARTE DE RESÍDUOS INFECTANTES

Autores:
Fernanda Idamares da Silva Souza ; Edgard José Grácio Ribeiro ; Karen Reis da Silva ; Márcia Sabino de Barros Kuo ; Juliana da Fonseca Rismo

Resumo:
**DESCARTE DE RESÍDUOS INFECTANTES** Danielle Costa de Souza1 Edgard José Ribeiro Gracio2  _Fernanda Idamares da Silva Souza3_ Juliana da Fonseca Rismo4 Karen Reis da Silva5 Márcia Sabino de Barros Kuo6 **Introdução: **O gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) é constituído por um conjunto de procedimentos de gestão que são planejados e implementados a partir de bases científicas, normativas, técnicas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de RSS, proporcionando encaminhamento seguro e eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e meio ambiente1. **Objetivo: **elaborar nova roupagem no _design_ da identificação das lixeiras de um hospital privado. **Métodos: **Pesquisa qualitativa e descritiva com intuito de identificar e propor mudanças nos processos protocolares, conforme a necessidade local, proveniente das atividades da disciplina Estágio Supervisionado Integralizador I. Este trabalho faz parte da pesquisa **Ensinagem em Atenção à Saúde **aprovado pelo comitê de ética em pesquisa sob o número CAAE 47890915.5.0000.5283. **Resultados: **Foi proposto a implementação de novas lixeiras com identificação clara de melhor acesso aos profissionais, porém, esta melhoria ocasionaria custos a unidade, deste modo como uma segunda opção, propomos lixeiras itinerantes, para melhor acesso e locomoção dos profissionais, facilitando o descarte correto dos resíduos. **Contribuições para enfermagem**: Estabelecer uma nova cultura de responsabilidade dos funcionários quanto a sua participação nos procedimentos sobre geração e manuseio de resíduos. **Conclusão: **Diante da pesquisa, observou-se a importância de desenvolver instruções de trabalho para suprir a falta de informação, orientar e padronizar as operações que envolvem os RSS. **Descritores: **resíduos de serviços de saúde, gestão de risco, capacitação em serviço. **Referência: **1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução nº. 306, de 7 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Diário Oficial da união.


Referências:
1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Resolução nº. 306, de 7 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Diário Oficial da união.