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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7887055

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7887055

UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA OSCE COMO PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA CLÍNICA.

Autores:
Camila Martins de Medeiros ; Gilmara de Lucena Beserra ; Laryssa Miranda Vidal Cavalcante Farias ; Marcella Rocha Tavares de Souza ; Francisco Mairton Rodrigues de Andrade

Resumo:
**INTRODUÇÃO**. O OSCE (do inglês, Exame Clínico Objetivo Estruturado) é em uma metodologia que permite a avalição de habilidades e competências por meio de simulações do ambiente encontrado na prática clínica (MASSEY _et al_., 2017). Na enfermagem esta metodologia coloca o aluno em situações espelhadas naquelas do campo de estágio tornando-o familiarizado com este e treina-o para exercer determinada técnica (ARONOWITZ _et al_., 2017). **OBJETIVOS**. Descrever o uso do OSCE com alunos de graduação em enfermagem. **METODOLOGIA**. Trata-se de um estudo descritivo realizado em setembro de 2018 com estudantes do oitavo semestre da Universidade Federal do Ceará, após período de conteúdo teórico. Foram preparadas salas separadas com simulação do ambiente encontrado no alojamento conjunto de uma maternidade. Utilizou-se uma boneca realística com um absorvente pós-parto com substância simulando lóquios hemorrágicos. Os alunos foram instruídos a agir como profissionais do serviço e a realizar exame-físico obstétrico. Esperava-se que eles realizassem verificação da altura uterina, lóquios e sinais de trombose venosa profunda. **RESULTADOS**. A maioria dos estudantes encontrou-se bastante ansiosa, como se estivessem com uma paciente real. Quase a totalidade dos estudantes realizou de forma satisfatória os procedimentos e orientações esperados, demonstrando ter estudado de forma satisfatória o conteúdo teórico. Os participantes destacaram que o OSCE favorece a inserção dos mesmos na prática clínica. **CONCLUSÕES**. O OSCE apresenta-se como uma metodologia eficiente na preparação dos estudantes para a prática clínica. Contribui, assim, para uma melhor formação de enfermeiros. **REFERÊNCIAS**. ARONOWITZ, Teri et al. Using Objective Structured Clinical Examination (OSCE) as education in advanced practice registered nursing education. **Journal of Professional Nursing**, v. 33, n. 2, p. 119-125, 2017. MASSEY, Deborah et al. Enhancing OSCE preparedness with video exemplars in undergraduate nursing students. A mixed method study. **Nurse education today**, v. 54, p. 56-61, 2017.


Referências:
1. Massey, D., Byrne, J., Higgins, N., Weeks, B., Shuker, M. A., Coyne, E., Johnston, A. N. (2017). Enhancing OSCE preparedness with video exemplars in undergraduate nursing students. A mixed method study. Nurse education today, 54, 56-61. 2. Aronowitz, T. et al. Using Objective Structured Clinical Examination (OSCE) as education in advanced practice registered nursing education. Journal of Professional Nursing, v. 33, n. 2, p. 119-125, 2017.