7870306 | Residência Multiprofissional: a interprofissionalidade como estratégia de reorientação e compreensão da gestão e cuidado em saúde. | Autores: Maria Lucélia da Hora Sales ; Kalina Karla de Morais Veloso ; Elaine Oliveira |
Resumo: INTRODUÇÃO: A necessidade premente de estratégias que contribuam para a
reordenação da formação brasileira em saúde, em nível de graduação e pós-
graduação, tem mobilizado discussões sobre a importância do trabalho em equipe
e do exercício da interprofissionalidade, para a qualificação do cuidado
integral. OBJETIVO: Fomentar reflexões sobre as implicações da
interprofissionalidade nos processos de mudança da formação e do trabalho em
saúde, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
METODOLOGIA: Relato de experiência, na gestão da Residência multiprofissional
em Saúde da Família da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas,
sendo composto por dezesseis residentes de oito categorias profissionais.
Trata-se de uma pós- graduação do tipo lato sensu com carga horária total de
5.760 horas, distribuídas em 60 horas semanais. O escopo de atividades do
residente é amplo, dentre elas as práticas na gestão da saúde desenvolvidas na
Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, junto aos Distritos Sanitários,
Atenção Primária, ao NASF e as Redes de Atenção à Saúde. RESULTADOS: Os
residentes, vivenciaram a gestão em saúde, planejando, executando e avaliando
ações e serviços, contribuindo de forma efetiva nos processos de Educação
Permanente em Saúde, participando da Comissão de Integração Ensino Serviço-
CIES, na organização do Processo de Trabalho, junto as equipes de saúde da
família com o olhar interdisciplinar, preenchendo lacunas deixadas pela
graduação. CONCLUSÃO: A Residência Multiprofissional, apesar de desafios, se
apresenta enquanto potência de reordenação formativa de recursos humanos para
o SUS, enquanto força positiva de afetar e ser afetado. Trata-se de um caminho
em construção, que desafia nosso sentido ético, e exige a sensibilidade de
abertura ao novo. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM:
Possibilidades reais de aprendizagem compartilhada entre profissionais de
diferentes áreas, flexibilidade da força de trabalho, desenvolvimento de
práticas colaborativas e aproximação entre a assistência e a gestão.
Referências: 1. González AD, Almeida MJ. Integralidade da saúde – norteando mudanças na graduação dos novos profissionais. Cien Saude Colet. [Internet]. 2010 [cited 2016 Jun 06];15(3):757-62.
2. Fernandes JD, Rebouças LC. Uma década de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Enfermagem: avanços e desafios. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2013
3. Japiassu, H. Interdisciplinaridade e Patologia do Saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
4. Batista, NA. Educação Interprofissional em Saúde: Concepcões e Praticas. Caderno FNEPAS. 2012;2:25-8. |