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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7853376

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7853376

A prática da Simulação Realística na formação de enfermeiros: Relato de experiência

Autores:
Janaine Aparecida Pavilaki Krzyzanovski ; Bruna Ellen de Souza Pimentel ; Priscila Mattos dos Santos ; Francislene de Fátima Cordeiro Petz ; Giseli Campos Gaioski Leal

Resumo:
A Simulação Realística (SR) é uma metodologia de treinamento por meio de cenários clínicos e tecnologias, para favorecer a interatividade e a troca de conhecimento. A comunicação é instrumento na humanização do cuidado e da segurança do paciente, pois as relações interpessoais entre os indivíduos permitem vínculos e cuidado seguro. OBJETIVO: relatar a oficina dos cinco sentidos desenvolvida com estudantes de graduação em Enfermagem. MÉTODO: estudo descritivo, relato de experiência a partir de simulação realística aplicada por meio de 3 circuitos no laboratório de fundamentos. A atividade foi desenvolvida com estudantes do quarto período do curso de Enfermagem de uma instituição pública de ensino do município de Curitiba/PR na disciplina Fundamentos, em Junho/2017. No primeiro circuito, tato e visão, os discentes vendados foram instruídos gentilmente a colocar as mãos em caixas com objetos diferentes ou menos comuns na prática profissional. No segundo, visão e audição, os discentes vendados foram acomodados e conduzidos bruscamente na cadeira de rodas até um leito. Simulou-se procedimentos nos estudantes, como: assepsia, garroteamento, punção venosa e instalação de medicação, com comunicação ríspida e inadequada aos princípios de segurança do paciente. No terceiro circuito, paladar e olfato, às cegas e sem orientação, os discentes foram apresentados a diferentes aromas e sabores. RESULTADOS: a vivência de situações rotineiras aos usuários dos serviços de saúde despertou sentimentos, como: medo, ansiedade, impotência, insegurança e dependência. Viabilizou identificar as características definidoras e fatores relacionados de diagnósticos de Enfermagem acerca da comunicação inadequada. Identificou-se a inter-relação entre comunicação e segurança do paciente. CONCLUSÃO E CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA: a simulação realística contribuiu na construção dos conhecimentos dos graduandos para uma prática humanizada e segura, mediante a valorização da comunicação nos ambientes dos serviços de saúde, conforme determina a portaria da segurança do paciente e o codigo de etica profissional.


Referências:
BROCA PV, FERREIRA MA. Processo de comunicação na equipe de enfermagem. Esc Anna Nery. 2015; 19 (3): 467-474. Costa JGF, Aguiar ARC, Araújo ALLS, Basílio ABS, Costa RRO, Melo PD, et al. Práticas contemporâneas do ensino em saúde: reflexões sobre a implantação de um centro de simulação em uma universidade privada. Rev Bras Pesq Saúde. 2013; 15 (3): 85-90.