Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7834139

E-Pôster


7834139

SAÚDE NA LA E O AUTOCUIDADO DA HIGIENE BUCAL E CORPORAL SAÚDE NA ESCOLA E O AUTOCUIDADO DA HIGIENE BUCAL E CORPORAL

Autores:
Tales Luiz dos Santos Gomes ; Rawelem Gomes de Amorim ; Julya Thereza dos Santos Paixão ; Laryssa Milena dos Santos Macêdo da Silva ; Naara Rayssa Nascimento da Silva

Resumo:
**SAÚDE NA ESCOLA E O AUTOCUIDADO DA HIGIENE BUCAL E CORPORAL ** **Introdução:** A escola, que tem como missão desenvolver processos de ensino-aprendizagem, desempenha papel fundamental na formação e atuação das pessoas em todas as arenas da vida social. Juntamente com outros espaços sociais, ela cumpre papel decisivo na formação social, na percepção e construção da cidadania e no acesso às políticas públicas. Desse modo, pode tornar-se_ locus _para ações de promoção da saúde para crianças, adolescentes e jovens adultos1. **Objetivo:** Relatar a experiência de atividade educativa sobre o autocuidado da higiene bucal e corporal com docentes e discentes da educação básica. **Metodologia:** Trata-se de um relato de experiência vivida por estudantes do curso de graduação em enfermagem de uma instituição pública de ensino superior de Alagoas. O objetivo da atividade foi trabalhar com docentes e discentes o autocuidado da higiene bucal e corporal. **Resultados:** Foram abordadas temáticas relacionadas as principais afecções que acometem crianças pela falta de higienização correta, ensinando-os cuidados necessários para a não contração e desenvolvimento de algumas patologias. Foi utilizada linguagem compreensível à faixa etária dos discentes, tendo como principal estratégia a abordagem lúdica. **Conclusões:** Percebeu-se que as ações tinham potencial de transmitir conhecimento por formas diferenciadas, fazendo descobrir nos acadêmicos áreas ainda inexploradas quanto à criatividade. Também foi possível alcançar com as ações a sensibilização dos alunos em relação ao autocuidado com a saúde bucal e corporal.** Contribuições para enfermagem**: Ressalta-se a importância da formação do enfermeiro como educador em saúde desde a graduação, e adaptação da capacidade de transferir seus conhecimentos por diferentes formas.


Referências:
Dermazo , M. M. P; Aquilante, A. G. Saúde Escolar e Escolas Promotoras de Saúde. In: Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade. Porto Alegre, v. 3, n.4, p. 49-76, abr. 2008.