E-Pôster
7803782 | FOTOTERAPIA: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM | Autores: Maria Cristina Leite Ferraz ; Aglaé da Silva Araújo Andrade ; Israella Santos da Paixão ; Jéssyca Silveira de Oliva ; Evaney Corrêa dos Santos |
Resumo: Introdução: A hiperbilirrubinemia neonatal é considerada líder mundial de
morbimortalidade em diversos países (1). A mesma tem a fototerapia como uma
alternativa de tratamento eficaz, desde que os cuidados da enfermagem sejam
planejados e sistematizados (2). Objetivo: Identificar o conhecimento da
equipe de enfermagem acerca dos cuidados com o neonato em fototerapia numa
maternidade pública de Aracaju – SE. Método: Estudo prospectivo, descritivo,
exploratório com abordagem quantitativa, realizado nas alas verde, azul e
unidade de terapia intensiva neonatal da referida maternidade, coleta de
dados em junho de 2015 após aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da
Universidade Federal de Sergipe (CAAE nº 44091415.1.0000.5546), através de
questionário elaborado pelas autoras, amostra não probabilística por
acessibilidade, composta por 11 enfermeiros e 25 técnicos/auxiliares de
enfermagem que atenderam os critérios de inclusão e aceitaram participar da
pesquisa com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, os
dados foram armazenados no banco de dados computadorizado SPSS versão 20, sob
a forma de tabelas, analisados por estatística descritiva simples. Resultado:
Observou-se falhas no conhecimento dos profissionais quanto aos fatores que
alteram a eficácia do tratamento e os efeitos adversos que podem ser
desencadeados pelo mesmo. Conclusão: É importante que sejam realizadas
intervenções educativas a fim de aprimorar o conhecimento dos profissionais a
respeito do tema abordado e, desta forma, promover uma assistência de
enfermagem mais qualificada e eficaz.
Referências: 1. Satrom K, Slusher T, SatromJ. Effectiveness of Phototherapy Units in Cameroon. Journalof tropical pediatrics. 2014; 60(3):264-266. 2. Curan GRF, Rossetto EG.Sistema de escores para intervenção terapêutica neonatal: estudo descritivo. OBJN. 2014 Nov: 622-633. |