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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7797299

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7797299

Uso de Simulação Realística de Alta Fidelidade para Avaliação do Conhecimento dos Acadêmicos de Enfermagem no Manejo de Dreno Torácico

Autores:
Layse Farias Nava ; Bárbara Soares Rodrigues ; Breno de Sousa Santana

Resumo:
**Introdução:** A simulação é uma estratégia de ensino que proporciona a vivência prévia da prática, mimetizando situações hipotéticas, e permitindo o desenvolvimento do raciocínio crítico e tomada de decisão em um ambiente seguro¹. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi avaliar a habilidade técnica de manipulação do dreno torácico realizada por acadêmicos do curso de enfermagem em um cenário simulado de alta fidelidade. **Método:** Trata-se de um estudo quase-experimental com pré e pós testes, de abordagem quantitativa. A amostra foi de conveniência composta por 50 estudantes de enfermagem, distribuídos em grupo controle e grupo experimental. O estudo foi realizado em uma universidade pública do Distrito Federal durante o período de novembro de 2017 à abril de 2018. Realizou-se análise descritiva e inferencial, para a comparação entre grupos por meio do teste Wilcoxon Rank, os resultados com p≤0,05 foram considerados significativos. Foi submetido e aprovado ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (FEPECS/SES-DF). CAAE 47071915.0.0000**.**0030.** Resultados:** O grupo experimental no pré-teste foi superior em relação ao controle, já no teste de retenção ambos tenham apresentado rendimentos semelhantes. O conhecimento mostrou melhora em ambos os grupos, resultados significativos. A satisfação com a aprendizagem no pós-teste mostrou diferença significativa entre os grupos, sendo maior para o grupo experimental (p=0,001). No grupo controle, foi identificado uma elevação significativa da autoconfiança nos estudantes (p=0,05). **Conclusão:** O desempenho do grupo experimental foi superior em relação ao grupo controle tanto no pré-teste como na etapa de retenção de conhecimento para o manejo com dreno torácico. **Contribuição de enfermagem: **Proporcionar oportunidade de melhora no desempenho de habilidades essenciais na trajetória de formação do profissional enfermeiro como o manejo com dreno torácico. A padronização dos cuidados é essencial para que treinamentos sejam realizados de forma sistemática com repercussão para a segurança do paciente.


Referências:
1.Jerônimo, I. R. L; Campos, J. F.; Peixoto, M. A. P.; Brandão, M. A. G. Uso da simulação clínica para aprimorar o raciocínio diagnóstico na enfermagem Esc Anna Nery 2018;22(3):e20170442. 2.Ferreira, C.; C arvalho, J. M.; Carvalho, F. L. D. Q. Impacto da metodologia de simulação realística, enquanto tecnologia aplicada a educação nos cursos de saúde, 2015. 3.Lu, C. et al. Variation in nurse self-reported practice of managing chest tubes: A cross-sectional study. Journal of neurochemistry, 2017, [s. l.], v. 140, n. 6, p. 874–888. Disponível em: