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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7791384

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7791384

FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS: O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA ATENÇÃO BÁSICA E A ARTICULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA

Autores:
Linda Concita Nunes Araujo ; Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral ; Danielly Santos dos Anjos Cardoso

Resumo:
**Introdução: **Na formação de enfermeiros, a articulação teoria-prática aponta para a necessidade do fortalecimento de diferentes cenários de aprendizagem e atividades práticas.1 Neste sentido, o Estágio Curricular Supervisionado se configura como uma estratégia potencializadora e problematizadora na formação em saúde por propiciar a vivência da realidade social, articulando teoria e prática, com a aproximação ensino-serviço-comunidade-gestão e auxiliando o processo de ensino-aprendizagem. 2 **Objetivo: **Investigar a contribuição do Estágio Curricular Supervisionado na Atenção Básica para a articulação teórico-prática. **Metodologia: **Pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com 14 estudantes de enfermagem de uma universidade pública do nordeste. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada em agosto e setembro de 2017. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. **Resultados: **Evidenciou-se que o Estágio Curricular Supervisionado na Atenção Básica contribuiu para a aplicabilidade dos conteúdos teóricos aprendidos no decorrer da graduação, possibilitando maior segurança, experiência, preparação e aproximação ao fazer do enfermeiro, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde/Atenção Básica. **Conclusões: **O estudo aponta para a importância da contribuição do Estágio Curricular Supervisionado na Atenção Básica para a formação de enfermeiros, possibilitando a real articulação teórico-prática e preparação para o mundo do trabalho. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem: **Refletir sobre o Estágio Curricular Supervisionado como um componente essencial para a articulação teórico-prática na formação de enfermeiros.


Referências:
1. Leite MTS, Ohara CVS, Kakehashi TY, Ribeiro CA. Unidade teórico-prática na práxis de um currículo integrado: percepção de docentes de Enfermagem na saúde da criança e do adolescente. Rev. Bras. Enferm. 2011; 64(4):717-24. 2. Rodrigues LMS, Tavares CMM. Estágio supervisionado de enfermagem na atenção básica: o planejamento dialógico como dispositivo do processo ensino-aprendizagem. Rev. Rene. 2012; 13(5):1075-83