7760131 | O ARCO DE MAGUEREZ COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ENFERMAGEM | Autores: Rayane Moreira de Alencar ; Evanira Rodrigues Maia ; Amanda Gomes dos Santos ; Maria Naiane Rolim Nascimento ; Ivonete Aparecida Alves Sampaio |
Resumo: O processo formativo do enfermeiro deve contemplar elementos baseados em
metodologias de ensino-aprendizagem que gerem a autonomia, pensamento crítico
e reflexivo, destacando-se o Arco de Maguerez**. **Objetivou-se descrever o
uso do Arco de Maguerez no estágio de enfermagem na Estratégia Saúde da
Família. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido no Estágio
Supervisionado na Atenção Primária, do curso de graduação em Enfermagem em
Iguatu/CE, onde foram implementadas as cinco etapas do Arco: Observação da
realidade; Pontos-chave; Teorização; Hipóteses de solução; Aplicação à
realidade. Na primeira etapa, os discentes visitaram o território, atentos às
dificuldades, carências e discrepâncias, sendo construído um retrato
diagnóstico dos problemas. Em seguida, foram selecionadas prioridades
observadas, destacando a falta de adesão dos indivíduos ao tratamento da
hipertensão e diabetes. Na Teorização, os discentes foram incentivados a
estudar a problemática. Na quarta etapa, os alunos elaboraram alternativas
para solucionar a falta de adesão, como a busca ativa dos indivíduos faltosos
à consulta, realização de caminhadas em grupos semanais com auxílio do
educador físico e formação de grupo de educação em saúde. Consecutivamente, os
alunos apresentaram o plano de cuidado aos profissionais da unidade e o
implementaram. O Arco mostrou-se ferramenta facilitadora no desenvolvimento da
capacidade de observação, análise crítica da realidade, discussão e negociação
em grupo e tomada de decisões nos acadêmicos. O uso dessa estratégia suscitou
no enfermeiro e discentes uma nova possibilidade de implementar educação em
saúde, tornando também o usuário crítico e reflexivo.
Referências: Prado ML, Velho MB, Espíndola DS, Sobrinho SH, Backes VMS. Arco de Charles Maguerez: refletindo estratégias de metodologia ativa na formação de profissionais de saúde. Esc Anna Nery. [Internet]. 2012 [cited 2018 Mar 29]; 16 (1):172-177. Available from:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S14148145201200010002 |