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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7752191

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7752191

Rede Formal de Apoio às Famílias com crianças deficientes nas Macrorregionais do Estado do Paraná

Autores:
Amanda Louyse Schuertz ; Rute Ayko Akatsu ; Verônica de Azevedo Mazza ; Ana Paula Dezoti ; Gisele Weissheimer

Resumo:
**Introdução: **A rede formal de apoio remete-se a existência de sistemas integrados de serviços do meio estatal e particular~~, ~~¹. **Objetivo: **Mapear a Rede Formal de Apoio das famílias constituídas por crianças com deficiências no Estado do Paraná. **Metodologia: **Trata-se de pesquisa descritiva, documental. Coleta de dados: a partir da análise de documentos institucionais, do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), no período de janeiro a março de 2018. Análise dos dados: identificou-se como Serviços para Atendimento às Pessoas com Deficiência em 90 estabelecimentos. **Resultados:** Na categoria Serviços de Atenção Básica foram encontrados 859 estabelecimentos de atendimento em Saúde da Família e 296 serviços de atendimentos com Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Para os Serviços de Atenção Especializada em Reabilitação, identificaram-se 608 locais, e nos Serviços para Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência não há registros.** Conclusões: **Os resultados encontrados não apresentaram classificação e características sobre os serviços prestados. Revelam que o maior número dos estabelecimentos que fazem parte da rede formal de apoio está na Atenção Primária. Sendo assim, não há conhecimento se o quantitativo encontrado é suficiente para atender as demandas existentes, o que demonstra uma fragilidade na Rede. **Contribuições ou implicações para a enfermagem: **Destaca-se a importância da qualidade e da organização do atendimento, a necessidade de os profissionais de saúde conhecerem e reconhecerem as Redes Formais de Apoio das famílias. Identifica-se uma carência de dados estatísticos referentes às crianças com deficiência.


Referências:
1- Mesquita JARD. Suporte social e redes de apoio social em idosos [dissertação]. Portugal: Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – ISPA; 2011.