7708710 | APLICAÇÃO DO JOGO DA VIDA NA OFICINA TERAPÊUTICA E SAÚDE
MENTAL: trabalhando os direitos humanos | Autores: Caroline de Paula Néia ; Cristina da Silva Santos ; Sonia Moureti Diniz ; João Marcelo de Jesus da Silva ; Jose Roberto da Costa Junior |
Resumo: Introdução: Este modelo terapêutico possibilita a aproximação da teoria com a
prática quanto ao tema trabalhado. Objetivos: Avaliar o nível de compreensão
dos usuários perante a temática proposta; proporcionar a reflexão sobre os
direitos de ‘’Liberdade’’ e ‘’Igualdade’’. Métodos: A metodologia ativa
escolhida é gamificação com a realização do Jogo da Vida, que abordou a
temática dos direitos humanos, onde os usuários jogam o dado para serem
direcionados no jogo. A partir de seu argumento ele será direcionado no jogo.
Resultados: para os acadêmicos possibilitou cuidar através da ludicidade,
articulando a teoria com a prática, utilizando anamnese psíquica. Para os
usuários uma oportunidade de potencializar as ações da reabilitação
psicossocial, minimizando incapacidades oriundas da lógica manicomial.
Conclusão: A gamificação associada a metodologia ativa tem consonância com os
ideais da reabilitação e a valorização do sujeito como ativo em seu processo
de educação e cuidado. Sendo assim, a experiência dos acadêmicos com o jogo
mostrou-se uma estratégia eficiente, tendo significativa. Implicações na
prática: a dinâmica do jogo da vida possibilitou os usuários refletirem e se
posicionarem diante das ações de estigmatizantes e preconceituosas,
possibilitando a inserção social ativa e reflexiva.
Referências: 1.Bacich, Lilian; Moran, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática (Locais do Kindle 160-162). Penso. Edição do Kindle.
2.Faria, Flavio. Gamificação: Como destravar a Fase Secreta (Locais do Kindle 241-243). Edição do Kindle. SCHLEMMER, E. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade, v. 23, n. 42, p. 73-89, jul./ dez. 2014.cognição em discussão. Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade, v. 23, n. 42, p. 73-89, jul./ dez. 2014. |