E-Pôster
7651675 | BENEFÍCIOS DA EXPERIÊNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Jennyfer Chantel Pellini de Siqueira ; Amanda Campitelli de Oliveira ; Everly Maltaca Pypcak ; Vanessa Comassetto |
Resumo: Introdução: O Programa de Monitoria busca despertar no aluno o interesse pela
carreira docente por meio do auxílio ao professor nas tarefas didáticas,
inclusive na preparação de aulas e em trabalhos escolares, promover a
cooperação acadêmica entre discentes e docentes e avaliar o andamento da área
e ou disciplina, do ponto de vista discente. Objetivo: descrever a vivência
das monitoras voluntárias da disciplina de Organização do Trabalho do
Enfermeiro e sua Função Social. Descrição metodológica: Consiste em um estudo
do tipo relato de experiência, da prática de monitoria da disciplina de
Organização do Trabalho do Enfermeiro e sua Função Social com alunos do
segundo período do curso de Enfermagem da UFPR, durante o ano de 2018.
Resultados: As monitoras, de forma autônoma e aberta, puderam acompanhar o
desenvolvimento dos acadêmicos em cada etapa e puderam estar à disposição para
troca de vivências e discussão acerca dos temas apresentados, além de
estabelecer vínculos entre aluno/monitor e monitor/docente, facilitando o
progresso do trabalho. Também foram realizadas atividades de correção e
avaliação dos relatórios e trabalhos apresentados pelos alunos, contribuindo
para a iniciação e formação das monitoras como futuras docentes e treinando
suas capacidades apreendidas na área da licenciatura. Conclusão: A monitoria
foi de relevância para a formação acadêmica e humana das acadêmicas, tanto
pela oportunidade de rever conteúdos fundamentais para a graduação, quanto
pelo incentivo à carreira de docência por meio do estreitamento da relação
discente/docente e pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades
necessárias para fazer parte do processo ensino-aprendizagem.
Referências: BRASIL. Universidade Federal do Paraná. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução Nº 91/1999: Programa de Monitoria da Universidade Federal do Paraná. Curitiba-PR, 1999. Disponível em: |