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70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7581927

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7581927

LIGA INTERDISCIPLINAR COMO REFORÇO DA AUTONOMIA NA ENFERMAGEM

Autores:
Priscila Ester Lima da Silva ; Cleberson Rodrigues E Rodrigues ; Joice Madoka Anjos Monma ; Bruno Mesquita Maia ; Ana Júlia Maia Ferreira

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **As ligas acadêmicas e/ou interdisciplinares reúnem docentes, discentes e profissionais com o intuito de promover maior aprendizado e autonomia aos seus participantes1. A enfermagem vem se engajando nessa metodologia de ensino-aprendizado visto fazer parte do princípio fundamental disposto no código de ética da categoria2. **OBJETIVO: **Reforçar o empoderamento da enfermagem através das ligas dirigidas pela enfermagem. **METODOLOGIA:** Trata-se de um relato de experiência da Liga Intertransdisciplinar de Saúde Mental na Atenção Primária - LISMAP, no período de Outubro 2017 à Setembro 2018. **RESULTADOS:** A Liga vem proporcionando várias oportunidades da prática de atividades que fazem link com as teorias dadas em aulas, seminários, atendimentos a comunidade, participações de grupos de estudo e produção de trabalho científico, gerando ciclo crescente em conhecimento, habilidades e autonomia. Também existe a oportunidade de desenvolver projetos de iniciação científica, programas de assistência e prevenção1, possibilitando dessa forma o empoderamento do acadêmico e do profissional de enfermagem através dessas atividades, segundo o que está exposto no princípio fundamental do código de ética dos profissionais de Enfermagem que afirma “O cuidado da Enfermagem se fundamenta no conhecimento próprio da profissão e nas ciências humanas, sociais e aplicadas e é executado pelos profissionais na prática social e cotidiana de assistir, gerenciar, ensinar, educar e pesquisar.”2. **CONCLUSÃO: **Frente a essa vivência, a liga acadêmica vem sendo reconhecida pelo seu compromisso ético e social, dando apoio nas práticas educativas embasadas nos princípios fundamentais da enfermagem, reforçando a autonomia e aprendizado intertransdisciplinar que o profissional de enfermagem deve ter, além do empoderamento.


Referências:
1. Universidade Federal de São Paulo. Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes. Liga Academica. 2010. Disponível em: . Acessado em: 7 ago. de 2018. 2. BRASIL. Resolução COFEN nº 564, de 6 de novembro de 2017. Aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasilia, Destrito Federal, 6 de dez. 2017, Seção I. p. 157.