E-Pôster
7569619 | Impacto do Mestrado Profissional numa perspectiva interdisciplinar | Autores: Danielle Galdino de Paula ; Daniel Aragão Machado ; Osnir Claudiano da Silva Júnior ; Monica de Almeida Carreiro ; Eliza Cristina Macedo |
Resumo: O estudo emerge da experiência de docentes Enfermeiros que atuam no Mestrado
Profissional. **O****bjetivo: **identificar, a partir da percepção de alunos
titulados, o impacto do Mestrado Profissional em sua carreira.
**Metodologia:** Estudo descritivo, transversal e quantitativo. Atende a
Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde1. **Resultados:** Foram
encaminhados 48 formulários por e-mails e retornaram 40 respostas. Quanto ao
impacto das produções técnicas no cenário hospitalar 50% informaram que o
produto é utilizado e 50% que não é utilizado. Houve maior distribuição de
tecnologias que envolvem o âmbito educacional na saúde e falta apoio na
implementação da produção técnica. Quanto à permanência em grupos de pesquisa,
66,7% participam. Isso condiz com o envolvimento dos egressos na pesquisa,
auxiliando no avanço científico e tecnológico2. Em relação à publicação, houve
maior distribuição de respostas positivas (54,2%) em relação as negativas
(45,8%). Este resultado não atende as exigências da CAPES3, pois o impacto é
maior quando publicado, além da visibilidade e identificação de potenciais
parceiros. Quanto ao projeto pedagógico do Programa e o impacto no Mercado de
Trabalho, as respostas permearam a incorporação da prática baseada em
evidência. **Conclusão: **As fragilidades demonstram necessidade de
investimentos e apoio financeiro pelos gestores. **Implicações para a
Enfermagem:** O Programa correlaciona conhecimentos explícitos aos
conhecimentos empíricos através de formação crítica. **Descritor:** Educação
de Pós-Graduação. Educação Baseada em Competências. Estudos
interdisciplinares. **Referencias: **1-BRASIL. Conselho Nacional de Saúde.
Resolução 510, 07/4/2016. 2-BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de Avaliação:
Enfermagem – Avaliação Quadrienal. Brasília, 2017. 3-BRASIL. Ministério da
Saúde. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento
de Área: Área 20 - Enfermagem. Brasília, 2016.
Referências: 1-BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 510, 07/4/2016. 2-BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Relatório de Avaliação: Enfermagem – Avaliação Quadrienal. Brasília, 2017. 3-BRASIL. Ministério da Saúde. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de Área: Área 20 - Enfermagem. Brasília, 2016. |