E-Pôster
7518246 | DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM IDENTIFICADOS NO INTRA-OPERATÓRIO DE TROCA VALVAR AÓRTICA: UM RELATO DE CASO | Autores: Francielly Aparecida Corrêa Iembo ; Liliane Cavalcante da Costa ; Adriani Izabel de Souza Moraes ; Tatiane Veteri Coneglian ; Taís Vaz |
Resumo: **INTRODUÇÃO:** A cirurgia cardíaca é complexa, um procedimento altamente invasivo, sendo as mais comuns a de revascularização miocárdica e a troca valvar. Estando o enfermeiro diretamente envolvido na assistência perioperatória destes pacientes, o processo de enfermagem configura-se com uma ferramenta para a identificação dos diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem promovendo a segurança do paciente e melhor qualidade na assistência. **OBJETIVO:** Identificar diagnósticos de enfermagem, segundo a taxonomia II da NANDA-I no intra-operatório de troca valvar aórtica. **METODOLOGIA: **Pesquisa exploratória e descritiva, elaborada a partir de um estudo de caso de um paciente com estenose valvar aórtica de grau severo, em um hospital escola do interior paulista. Os dados foram coletados por observação direta da cirurgia de troca valvar e aplicação da taxonomia II da NANDA-I. Parecer CEP: 2.599.089. **RESULTADOS: **11 problemas foram categorizados e agrupados permitindo identificar e descrever 11 diagnóstico de enfermagem (DE). Os domínios prevalentes foram Segurança/Proteção com 8 DE (73%): risco de infecção, risco de aspiração, integridade tissular prejudicada, risco de sangramento, risco de hipotermia perioperatória, desobstrução ineficaz de vias aéreas, risco de disfunção neurovascular periférica e risco de lesão posicionamento cirúrgico. Atividade/Repouso com 3 DE (27%): risco de débito cardíaco diminuído, risco de perfusão tissular periférica ineficaz e risco de perfusão tissular cardíaca diminuída. **CONCLUSÃO: **elaborou-se 10 DE da taxonomia II da NANDA-I, observa-se um predomínio do domínio segurança e proteção, uma vez que a troca valvar configura-se em procedimento com risco inerente a integridade física do paciente. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** favorecer a assistência e a visibilidade da prática profissional do enfermeiro.
Referências: 1- Nakasato GR. et al. Diagnósticos de enfermagem no perioperatório de cirurgia cardíaca. Rev Min Enf. 2015; 19(4):980-93.
2- Heck LGS. et al. Análise do período intra e pós-operatório, complicações e mortalidade nas cirurgias de revascularização do miocárdio e de troca valvar. Scie Med. 2017; 27(4):2-7.
3- North American Nursing Diagnosis Association. Diagnóstico de enfermagem da NANDA: definições e classificações 2015-2017. Porto Alegre: Artmed, 2015. |