7515863 | PROJETO BEM CUIDAR: ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A MULHERES EM ACOMPANHAMENTO EM AMBULATÓRIO DE ALTO RISCO | Autores: Ana Laura Cassamassimo Ribas |
Resumo: INTRODUÇÃO: A gravidez é um evento de múltiplas transformações, físicas e
emocionais. Neste momento, entende-se que o processo educativo é fundamental
para a aquisição de conhecimento sobre o processo de gestar e parir e também
para o seu fortalecimento como ser e cidadã. OBJETIVO: Dessa forma, o objetivo
deste projeto foi realizar, através da integração entre alunos de graduação do
Curso de Enfermagem da Universidade de Sorocaba, em parceria com o Ambulatório
de Especialidades da Mulher e da Criança, de Votorantim, atendimento à mulher
no período gravídico e pós-parto, buscando sanar dúvidas e ensinar
procedimentos referentes à amamentação e cuidados com o recém-nascido, com o
intuito de proporcionar melhoria da qualidade de vida materno-
infantil/familiar e coletividade, bem como orientações sobre câncer de mama,
diagnóstico precoce e importância do autoexame. METODOLOGIA: Relato de
experiência de projeto desenvolvido com encontros semanais, para atendimento
individual e posteriormente em grupo de famílias, ministrado, com dinâmicas,
objetivando proporcionar segurança, educação, orientação, conforto, qualidade
de vida e promoção da saúde. O material utilizado foi criado e confeccionado a
partir de objetos recicláveis, manequins, bonecos, mamas de crochê, utensílios
do Laboratório da Uniso, bem como folders e manuais desenvolvidos pelas
discentes e brinquedos infantis, livros e revistas provenientes de doações.
RESULTADOS: O projeto envolveu 421 mulheres, destas 121 gestantes, 109
puérperas e 199 mulheres com idade acima de 40 anos. CONCLUSÃO E IMPLICAÇÕES
PARA ENFERMAGEM: Tendo em vista que o profissional da saúde apresenta papel
fundamental enquanto agente facilitador para ações de conforto e saúde, o
projeto proporcionou conforto, vínculo e qualidade de vida. Somado a isto,
motivou as graduandas, pelo desenvolvimento do relacionamento interpessoal,
acolhimento e educação em saúde como aliada na assistência.
Referências: Alves CN, Wilhelm LA, Souza DF de et al. O cuidado de enfermagem à gestante na perspectiva cultural: nota prévia. Rev enferm UFPE on line., Recife, 7(esp):5047-50, jul., 2013
Cardoso AMR, Santos SM, Mendes VB. O pré-natal e a atenção à saúde da mulher na gestação - um processo educativo? Diálogos Possíveis. [Internet]. 2007 [cited 2011 jun 30];6(1):141-59. Available from: http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/10/ 11.pdf.
Rios CTF, Vieira NFC. Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde. Cienc Saude Colet. 2007;12(2):477-86.
Simões ALA, Bittar DB, Mattos EF, Sakai LA. A humanização do atendimento no contexto atual de saúde: uma reflexão. Reme: Rev. Min. Enferm. 2007;11(1):81-5.
Souza VB, Roecker S, Marcon SS. Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR. Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2011 abr/jun;13(2):199-210. Available from: http://www.fen.ufg.br/revista/v13/n2/v13n2a06.htm. |