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7480058 | PORTFÓLIO REFLEXIVO COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO | Autores: Juliana Silveira Colomé ; Yanka Silveira Marques ; Fabiana Porto da Silva ; Rafaela Ebre Guedes ; Edith Almeida Pinto |
Resumo: Introdução: A motivação para o desenvolvimento deste trabalho surgiu a partir
da participação no Curso de Preceptoria do Sistema Único de Saúde (SUS),
idealizado pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, em parceria com
as Secretarias Municipais de Saúde e Instituições de Educação Superior(1).
Esse curso foi desenvolvido considerando a necessidade de fortalecimento das
políticas no âmbito da formação em saúde, vislumbrando a qualificação da
preceptoria como fator crítico no êxito da articulação entre trabalho e
educação(2,3). A participação no curso e, por conseguinte, a vivência em
metodologias ativas de ensino-aprendizagem, motivou a construção de uma
estrutura de referência teórica que pudesse contribuir para o processo de
construção, acompanhamento e avaliação dos portfólios. Objetivo: apresentar
uma proposta para sistematização do processo de construção do portfólio
reflexivo na formação profissional do enfermeiro. Metodologia: Trata-se de um
relato de experiência acerca da construção de uma estrutura de referência
teórica, desenvolvida no segundo semestre de 2017. Resultados: Essa estrutura
de referência está organizada em quatro fases interconectadas e que se
retroalimentam simultaneamente: Encomenda do portfólio, Acompanhamento do
processo de construção, Devolutiva ou feedback e Construindo novos
significados. Essa proposta considera, ainda, as inter-relações entre os
estudantes e seus professores, profissionais dos cenários de práticas,
usuários e outros estudantes(4,5). Conclusões: Considera-se que esse modelo
pode potencializar a compreensão sobre o processo de ensino-aprendizagem de
modo ampliado, situando-o em relação às fases que irá vivenciar e a
intencionalidade educativa de cada uma delas, de modo sistematizado,
sequencial e lógico no processo de ensino-aprendizagem. Contribuições para a
Enfermagem: Observa-se que a utilização do portfólio gera dúvidas e
inquietudes, especialmente pela possibilidade de autonomia do estudante em sua
elaboração e necessidade da escrita crítica e, nesse sentido, esta
sistematização possui potencial para repensar a sua construção como
instrumento de aprendizagem para estudantes e professores.
Referências: IEP. IEP/HSL. Preceptoria no SUS: caderno do curso 2017. São Paulo: Hospital Sírio Libanês; Ministério da Saúde; 2017.
Lima VV. Processo ensino-aprendizagem. O Curso de Especialização em Preceptoria no SUS. In: IEP/HSL. Preceptoria no SUS: caderno do curso 2017. São Paulo: Hospital Sírio Libanês; Ministério da Saúde; 2017a.
Lima VV. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface Com. Saud. Educ. 2017b; 21(61): 421-434.
Cotta RMM, Costa GD. Instrumento de avaliação e autoavaliação do portfólio reflexivo: uma construção teórico-conceitual. Interface Com. Saud. Educ. 2016; 20(56): 171-183.
Cotta RMM, Costa GD, Mendonça ET. Portfólio reflexivo: uma proposta de ensino e aprendizagem orientada por competências. Ciênc. saúde coletiva. 2013; 18(6): 1847-1856. |