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7428332 | EDUCAÇÃO SEXUAL: ESTRATÉGIAS E OBSTÁCULOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA | Autores: Jessica Larissa Pereira dos Santos ; Adrízia Taylara Barbosa Chagas ; Sheila Maciel da Silva ; Charles José da Silva ; Letícia dos Santos |
Resumo: Introdução: No Brasil, a lei nº 60/2009 estabelece o regime de aplicação da
educação sexual em meio escolar, onde as escolas devem trabalhar esse tema de
grande impacto na saúde. Objetivo: identificar os profissionais que trabalham
educação sexual, as estratégias utilizadas e os obstáculos encontrados.
Método: estudo misto, descritivo, com 68 professores. Aplicou-se um
questionário e realizou-se entrevistas semiestruturadas. Utilizou-se a
estatística descritiva, e análise temática para a construção do discurso do
sujeito coletivo. Apresentaram-se os resultados em tabelas. Resultados: a
maioria dos professores trabalha o tema principalmente por meio de debate, mas
a frequência é mínima e insuficiente para promover a prevenção de IST’s. Para
os participantes, a educação sexual se faz necessária para o desenvolvimento
emocional dos adolescentes e para a compreensão do ato sexual enfatizando-se,
na abordagem, as possíveis consequências. Conclusão: os participantes
expuseram os aspectos facilitadores e as dificuldades no desenvolvimento do
tema educação sexual na sala de aula. Devido à complexidade do tema e as
particularidades de cada aluno/professor, a educação sexual é relegada a um
patamar secundário no processo educativo. Constatou-se a importância da
inserção de enfermeiros na escola, trabalhando com professores e alunos,
promovendo práticas educativas, voltadas tanto para a educação sexual, como
também para outros diversos temas em saúde.
Referências: Picanço CM, Sadigursky D. Nurses’ view on artificial extension of life. Rev Enferm UERJ. 2014;22(5):66873. doi: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2014.15527;
Caldas B, Travassos C. Assistência Segura: Uma Reflexão Teórica Aplicada à Prática.1.ed. Brasília: ANVISA. 2013;
Cavalcante AC, Rocha CR, Nogueira TL, Avelino FVSD, Rocha SS. Cuidado seguro ao paciente: contribuições da enfermagem. Revista Cubana de Enfermería. 2015;31(4); Alexander, S. Promoting Civility in Education and Practice: One Nurse´s Experience.Clin Nurse Spec. 2017; 31(2):79-81. |