Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7426851

E-Pôster


7426851

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Monique Eva Vargas Cardoso ; Daijara Catrini dos Santos Borges ; Lina Clenes Viana Oliveira ; Karla Martins Nunes ; Jucilene Oliveira da Silva

Resumo:
**Introdução: **O Procedimento Operacional Padrão (POP) tem como finalidade o desenvolvimento de habilidades técnicas, integrando o conhecimento científico com a prática. O Enfermeiro deve capacitar a sua equipe para a realização dos procedimentos técnicos seguindo o uso dos POPs desenvolvendo um cuidado baseado em resultados e evidências. **Objetivo: **Relatar a experiência de docentes e discentes na realização de POP, salientando a importância do estudo e atualizações de evidências nos diversos âmbitos da área da saúde. **Método: **A Oficina de POP tem como objetivo relatar a experiência de uma atividade de extensão proposta pelo Curso de Enfermagem das Faculdades Integradas de Taquara(FACCAT) oferecidos aos estudantes de enfermagem, enfermeiros e profissionais de saúde da Região do Vale do Paranhana/RS. Buscou-se livros de enfermagem na biblioteca da FACCAT, manuais técnicos do Ministério da Saúde, e base de dados científicos. A aplicação dos POPs construídos na oficina oportunizam práticas no laboratório de enfermagem e a uniformização dos cuidados. **Considerações Finais: **A oficina tem possibilitado aos acadêmicos de enfermagem e aos enfermeiros o aprimoramento, instrumentalização e aperfeiçoamento de técnicas e procedimentos de enfermagem utilizando evidências científicas atuais. A importância dessa vivência proporcionou uma experiência prática, integrativa e trabalho em equipe com enfoque na segurança do paciente.


Referências:
Guerreiro GP, Beccaria LM, Trevizan MA. Procedimento Operacional Padrão: Utilização na Assistência de Enfermagem em Serviços Hospitalares. Rev. Latino-am Enfermagem. 2008; v. 16, n. 6.Giovani AMM. et. al. Procedimento de Enfermagem: IOT:HC:FMUSP. 2014.