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7408344 | USO DA TÉCNICA DE MOULAGE PARA O ENSINO SIMULADO DE ÚLCERA VENOSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Aline Natalia Domingues ; Sílvia Helena Zem-mascarenhas ; Adriana Aparecida Mendes ; Fernanda Priscila Sezefredo ; Creusa Aparecida Meirelles |
Resumo: **Título: Uso da técnica de moulage para o ensino simulado de úlcera venosa: relato de experiência**
**Resumo**
Introdução: A úlcera venosa é uma complicação tardia da insuficiência venosa
crônica, estima-se que, no Brasil, 3% da população apresenta a lesão(1). A
técnica de moulage ou maquiagem pode ser usada para aprimorar uma experiência
de aprendizado simulado e reforçar o aprendizado prévio em relação a danos e
reparos celulares(2). Objetivo: Descrever a experiência sobre a abordagem da
temática "Assistência de enfermagem ao paciente com Úlcera Venosa" para o
ensino superior de enfermagem, em uma universidade privada do interior do
estado de São Paulo. Metodologia: Relato de experiência, a atividade foi
desenvolvida na disciplina de Semiologia e Semiotécnica/Fundamentos de
Enfermagem no segundo semestre de 2017. Participaram da atividade 43 alunos do
segundo ano. As estratégias de ensino utilizadas foram: aula teórica
dialogada, casos clínicos, técnica de moulage para caracterização das lesões e
ambiente simulado. Resultados: 1.ª etapa da experiência constou com 4 aulas
teóricas sobre o tema; 2.ª etapa os alunos receberam material de estudo
prévio; 3.ª etapa os alunos foram divididos em dois grupos: um teria que ler o
caso do paciente do ambiente simulado e o outro desenvolver através da técnica
de moulage uma lesão de úlcera venosa em um membro do grupo; 4.ª etapa
realização da atividade simulada com briefing/debriefing e 5.ª etapa os
estudantes responderam um questionário associado à simulação, no qual
avaliaram como satisfatória o uso da técnica de moulage e que a realização das
atividades possibilitou a identificação de prioridades de assistência e
desenvolvimento de raciocínio clínico. Conclusões e implicações para
enfermagem: O uso da técnica de moulage no ensino simulado permite a
incorporação de estratégias inovadoras no ensino de enfermagem no cuidado ao
portador de úlcera venosa, que contemplem as metodologias ativas de ensino e
aproximam o estudante de enfermagem da realidade e o desenvolvimento de
habilidades na necessidade de integridade cutâneo mucosa.
Referências: 1. Reis, D. B. et al. Cuidados às pessoas com úlcera venosa: percepção dos enfermeiros da estratégia de saúde da família. Rev Min Enferm. 2013 jan/mar; 17(1): 101-106.
2. Smith- Stoner, M. Using moulage to enhance educational instruction. Nurse Educ. 2011; 36(1):21-4 |