Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7361298

E-Pôster


7361298

O CRONOTIPO E A SAÚDE DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM: SCOPING REVIEW

Autores:
Maria José Quina Galdino ; Luiza Ferreira Rigonatti Silva ; Laio Preslis Brando Matos de Almeida ; Alessandro Rolim Scholze ; Helenize Ferreira Lima Leachi

Resumo:
**Introdução: **A cronobiologia compreende que o organismo é fisiologicamente desigual a cada momento do dia e, assim, os cronótipos das pessoas classificam-se em matutinos, vespertinos ou indiferentes, e desse modo elas reagem diferentemente aos estímulos ambientais(1). O cronótipo tem sido associado à diversos comportamentos de saúde e no contexto laboral(2). Assim, torna-se importante levantar os estudos realizados com trabalhadores de enfermagem, devido ao trabalho em turnos para prestar o cuidado ininterrupto. **Objetivo:** Identificar na literatura a relação entre cronotipo e a saúde dos trabalhadores de enfermagem. **Metodologia:** Realizou-se um _scoping review_(3), na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), na PUBMED e no _Google Scholar_. Foi elaborada uma estratégia de busca norteada pela estratégia PICO, utilizando Descritores em Ciências da Saúde e _Medical Subject Headings_. Foram incluídos estudos primários publicados de 2009 a 2018, em português, inglês e espanhol que abordassem a temática em estudo. **Resultado: **Dos 2067 artigos obtidos, 18 foram incluídos. O perfil cronobiológico dos trabalhadores de enfermagem foi associado a qualidade do sono, sendo que a incompatibilidade torna-os suscetíveis a alterações metabólicas e psicológica. Os estudos sugerem a realização de novas pesquisas relacionando-o ao _burnout_, ao absenteísmo e presenteísmo, e à ocorrência de eventos adversos. **Conclusão:** O perfil cronobiológico está relacionado à saúde do trabalhador de enfermagem. Assim, deve considerado na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção de qualidade de vida.


Referências:
1. Souza SBC et al. Influência do turno de trabalho e cronotipo na qualidade de vida dos trabalhadores de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2012;33(4):79-85. 2. Merikanto I et al. Associations of chronotype and sleep with cardiovascular diseases and type 2 diabetes. Chronobiol Int. 2013;30:470-7 3. Peters MD et al. Guidance for conducting systematic scoping reviews. Int J Evid Based Healthc. 2015;13(3):141-6.