Imprimir Resumo


70º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 7329758

E-Pôster


7329758

Redes de Apoio social e famílias de crianças com deficiência

Autores:
Isabelle Regina de Oliveira Ayres Lordano ; Victória Iacono Casarin Olivo ; Gisele Weissheimer ; Victoria Beatriz Trevisan Nobrega Martins Ruthes ; Camila Dota de Ramos

Resumo:
**Introdução: **A família de uma criança com condição crônica é capaz de sofrer influências, podendo adaptar-se ou não, fortalecendo-se ou fragilizando-se diante da doença¹.**Objetivo: **Descrever como as famílias de crianças com deficiência utilizam as redes de apoio social. **Metodologia:** Estudo de casos múltiplos² com abordagem qualitativa. Trata-se de um Recorte do Projeto de Pesquisa: “Vivência de famílias constituídas com Crianças com Deficiência: Organização, Práticas e Necessidades”. A coleta de dados ocorreu em Agosto de 2018, por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram sete mães de crianças autistas, atendidas em um serviço especializado, em Curitiba. Os dados foram analisados por meio de síntese cruzada². Este estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa com Parecer n° 2.327.633. **Resultado:** Foram identificadas redes de apoio restritas e prejudicadas. As redes de apoio descritas advêm das áreas da educação, saúde, associações não governamentais, internet, redes sociais, material bibliográfico. Identificaram-se dificuldades das famílias no acesso aos recursos e benefícios sociais, devido ao excesso de burocracia entre outras questões. **Conclusões: **Evidencia-se a necessidade de implementação de estratégias que propiciem um melhor enfrentamento das famílias nessa condição. **Contribuições ou implicações para a enfermagem: **Compreender a rede de apoio social permitirá ao profissional da enfermagem a elaboração de intervenções psicossociais promotoras de qualidade de vida para essas famílias.


Referências:
1 – ICHIKAWA CRF, et al. O Manejo Familiar da criança com doenças crônicas sob a ótica da teoria da complexidade de Edgar Morin. Revista de Enfermagem do Centro-oeste Mineiro [online] 2018. [acesso em 2018 set 24]; 8e1276. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/1276/1878 2 - YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. 290p.